quarta-feira, 10 de março de 2010

Acqua Fragile - Acqua Fragile (1973)

Essa banda italiana de progressivo sem dúvida alguma merece um lugar de destaque entre as incontáveis bandas de progressivo italianas. Infelizmente a banda só gravou dois álbuns: "Acqua Fragile" (73) e "Mass Media Stars" (74). Ambos são excelentes álbuns, repletos de variações temáticas, belos teclados, agradáveis arranjos vocais e muita competência, originalidade e criatividade. Porém, inexplicavelmente a banda não conseguiu projetar-se o suficiente no mercado fonográfico do progressivo a ponto de estabilizar-se e desenvolver um maior número de álbuns e esse lamentável incidente não foi por falta de apoio, uma vez que ambos os álbuns de estúdio foram produzidos pelo PFM.

Existe um terceiro álbum do Acqua Fragile "Live In Emilia - Spring 75", lançado em 1994, com sete músicas do 1º e 2º álbuns mais três músicas inéditas: "Take 9", "Prelude in C Major" e "The End". A banda nesse trabalho ao Vivo, manteve basicamente a mesma formação, com exceção do tecladista que foi substituído por Joe Vescovi. Por não conhecer o material, não posso informar mais que isso.

Este primeiro álbum combina elegantemente o Folk e o Progressivo, e quem ainda não conhece o "Acqua Fragile" poderá surpreender-se com as inesperadas fontes sonoras as quais recorreram seus integrantes para expressarem-se. Logo na "Comic Strip" é impossível não notar a semelhança com o "Gentle Giant". A faixa "Science Fiction Suite", bem que poderia ser um folk nos moldes de "Crosby, Stills and Nash". "Morning Comes" e "Three Hand Man" guardam alguma semelhança com os primeiros álbuns do "Genesis", mas sem no entanto, abandonar o bom tempero italiano que permeia as composições.

Uma das características mais marcantes neste álbum do A.F., contrariando a opinião de muitos outros divulgadores de progressivo, são os belos, agradáveis e originais vocais de Bernardo Lanzetti que funcionam com exemplar eficiência e elegância com a banda, fato que infelizmente não ocorreu, quando juntou-se ao Premiata Forneria Marconi no álbum "Chocolate Kings" somente vindo a integrar-se eficientemente ao PFM no álbum "Jet Lag".

Trata-se de um excelente álbum, que também fez parte da programação da saudosa rádio Eldo Pop e certamente quem não conhece a banda, mas escutou algumas de suas obras pela rádio, não vai deixar de "viajar" ao passado com esse trabalho.

Acqua Fragile (1973)

Músicas:
01. Morning comes
02. Comic strips
03. Science Fiction Suite
04. Song from a picture
05. Education story
06. Going out
07. Three hands man

Músicos:
Bernardo Lanzetti: Vocal, Guitarra
Gino Campanini: Guitarra, Violão, Vocal
Maurizio Mori: Teclados, Vocal
Franz Dondi: Baixo
Piero Canavera:     Bateria, Violão e Vocal

[Obrigado = Thanks]