quarta-feira, 18 de maio de 2011

Novalis - Brandung (1977)

Embora existam pessoas que possam não apreciar esse trabalho do 'Novalis', pessoalmente considero-a uma belíssima obra. Consegui adquirir uma cópia em vinil (nacional), em 1978 e ainda hoje, guardo meu LP com muito carinho. Infelizmente no Brasil (como era de costume) decidiram equivocadamente "simplificar " essa magistral capa, lançando o álbum em formato simples, destruindo e mutilando por completo, essa verdadeira obra de arte, intitulada "The Horses of Neptune" (1892) de autoria do ilustrador e pintor  inglês 'Walter Crane' (1845 - 1915).














Para quem ainda não teve a oportunidade de conhecer o álbum "Brandung", posso apenas informar que ele não guarda uma estreita relação com os álbuns; "Banished Bridge" ou  "Sommerabend", já divulgados nesse Mukifu. No entanto, isso não quer dizer que 'Brandung' seja um trabalho inferior, muito pelo contrário. Por outro lado, sem dúvida alguma o ingresso de 'Fred Mühlböck' (vocal, violão e flauta) trouxe a banda uma nova perspectiva musical, mas nem por isso, menos atraente e brilhante.

Trata-se de um álbum muito bem elaborado e construído, repleto de brilhantes momentos de guitarras, teclados, flautas e um vocal (em alemão) muito bem estruturado e explorado. Embora eu admire o álbum em sua integridade, as faixas 'Astralis' e 'Sonnenwende' são de longe as minhas preferidas.
Nada mais tenho a informar, apenas expressamente recomendar mais esse verdadeiro clássico do progressivo e que certamente torna-se obrigatório, para todos aqueles que desejam conhecer mais profundamente o trabalho e a evolução musical dessa genial banda alemã.

Essa foto da banda era a contracapa do LP lançado no Brasil. Lamentável!

Brandung (1977)

Músicas:
01. Irgendwo, Irgendwann
02. Wenn nicht mehr Zahlen und Figuren
03. Astralis
04. Sonnenwende
  a. Brandung 3:42
  b. Feuer bricht in die Zeit 3:56
  c. Sonnenfinsternis 3:30
  d. Dämmerung 5:48

Músicos:
Detlef Job: Guitarras, Vocal
Heino Schünzel: Baixo, Vocal
Fred Mühlböck:  Vocal, Violão, Flauta
Lutz Rahn: Teclados, Sintetizadores
Hartwig Biereichel: Bateria

[Obrigado = Thanks]