terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Uriah Heep - Live (1973)

O nome dessa banda britânica "Uriah Heep" foi tomado de um personagem criado por Charles Dickens (1812 - 1870) na sua obra entitulada "David Copperfield" lançada como livro em 1850. O personagem Uriah Heep, em uma rápida análise, trata-se de um homem feio e repugnante, ambicioso, avarento, cruel e ganancioso. Com uma personalidade dessa, acho que Gerry Bron, presidente da recém formada etiqueta Bronze Records acertou em cheio ao sugerir esse nome.

Esse álbum foi o primeiro trabalho que escutei do U.H. Lembro-me de ter "namorado" esse LP por um longo tempo, até poder juntar uma grana e comprá-lo. Foi uma paixão que começou pela sobriedade e elegância da capa. Quando finalmente consegui adquirí-lo foi amor a primeira audição. Da época do lançamento do álbum até hoje acho que já o substitui  umas quatro vezes fora a versão em CD.

Esse álbum, com certeza foi a centelha primordial que despertou meu interesse e paixão por gravações ao Vivo. Trata-se de um álbum exemplar, (na minha opinião um dos melhores álbuns ao Vivo do Hard Rock) perfeito e repleto de brilhantes momentos onde Byron, Box, Kerslake, Hensley e Thain, não desapontam em momento algum, esbanjando competência e muito virtuosismo.

Sem desmerecer qualquer um dos demais integrantes da banda, não posso deixar de expressar minha profunda admiração e respeito pelo exímio baixista, o saudoso neozelandês Gary Thain. Esse "monstro" do baixo, falecido em 08/12/1975, aos 27 anos, deixou sua inconfundível genialidade marcada na história do Hard Rock.

Na época em que conheci o U.H., lembro-me que estava tentando convencer minha mãe a me comprar uma bateria, mas ao ouvir o baixo encorpado, pesado, incessante, voraz e criativo do mestre Thain, passei a perturbar minha mãe por um baixo. Para ela parecia uma troca muito vantajosa, mas o fato é que só fui comprar meu primeiro baixo uns 8 anos depois e ainda hoje, não toco nada que pelo menos se assemelhe ao mestre Thain. Já se passaram 36 anos do prematuro falecimento de Gary Thain e ainda não consegui ouvir um baixista de hard que possua a genialidade e a criatividade ritmica e melódica do grande mestre Gary Thain.






Live 1973

Músicas:
01. Introduction
02. Sunrise
03. Sweet Lorraine
04. Traveller In Time
05. Easy Livin'
06. July Morning
07. Tears In My Eyes
08. Gypsy
09. Circle Of Hands
10. Look At Yourself
11. Magician's Birthday
12. Love Machine
13. Rock' n' Roll Medley
      - Roll Over Beethoven (Chuck Berry)
      - Blue Suede Shoes (Perkins)
      - Mean Woman Blues (DeMetrius)
      - Hound Dog (Leiber/Stoller)
      - At The Hop (Singer/Medora/White)
      - Whole Lotta Shakin' Goin' On (Williams/David)
      - Blue Suede Shoes (Perkins) (part)

Músicos:
Mick Box: Guitarra e Vocal
David Byron: Vocal
Lee Kerslake: Bateria e Vocal
Ken Hensley: Teclados e Vocal
Gary Thain: Baixo e Vocal

[Obrigado = Thanks]

Dedico esta postagem a memória de:


Gary Thain (15 de maio de 1948 – 8 December 1975) 

 David Byron (29 de janeiro de 1947 - 28 de fevereiro de 1985)