O violinista e tecladista Darryl Way foi um dos fundadores da banda "Curved Air", juntamente com tecladista e guitarrista Francis Monkman, participando, num primeiro momento, dos três primeiros álbuns dessa genial banda "Airconditioning" (1970), "Second Album" (1971) e "Phantasmagoria" (1972).
Em fevereiro de 1973, Darryl Way decidiu formar uma nova banda, visando desenvolver um estilo musical onde a sonoridade de seu violino pudesse se aproximar mais da música clássica. Nascia a banda "Wolf", que acabou sendo rebatizada de "Darryl Way's Wolf", um trocadilho que significa "ao modo de", "da maneira de". Contando com músicos de primeira qualidade, como: Ian Mosley (futuro baterista das bandas TRACE e atualmente MARILLION), John Etheridge (futuro guitarrista do SOFT MACHINE) e Dek Messacar (futuro baixista do CARAVAN) chegou a lançar três álbuns: "Canis Lupus" (1973), "Saturation Point" (1973) e "Night Music" (1974).
Darryl Way, após o lançamento do terceiro álbum da "Darryl Way's Wolf", retorna ao "Curved Air" no magistral álbum "Live" (1975) (já divulgado nesse blog) realizando ainda, participações em trabalhos de outras bandas como: "Gong" Expresso II (1978), "Jethro Tull" Heavy Horses (1978), "Trace" Birds (1975), "Marianne Faithfull" Broken English (1979).
Dentre os dois primeiros álbuns da "Darryl Way's Wolf" (infelizmente não conheço o terceiro), destaco como meu preferido o álbum "Saturation Point", possivelmente influenciado pela programação da rádio Eldo Pop, que enfatizou esse álbum. Seja como for, trata-se de um álbum muito bem equilibrado e de sonoridade madura, que mescla com absoluta maestria, criatividade e originalidade o progressivo, o erudito e o jazz rock. Obra altamente recomendada e que não pode deixar de fazer parte do acervo pessoal de quem gosta de jazz rock e prog.
Saturation Point (1973)
Músicas:
01. The Ache (Way)
02. Two Sisters (Way)
03. Slow Rag (Etheridge)
04. Market Overture (Way)
05. Game Of X (Etheridge)
06. Saturation Point (Way)
07. Toy Symphony (Way)
Músicos:
Darryl Way - violin, viola, keyboards
John Etheridge - guitars
Dek Messecar - bass, vocals
Ian Mosley - drums
[Obrigado = Thanks]