sábado, 8 de maio de 2010

Manfred Mann's Earth Band - Watch (1978)

Depois do sucesso de vendas do álbum "The Roaring Silence", a MMEB lança seu oitavo álbum o LP  "Watch", que talvez seja o trabalho mais apreciado entre seus inúmeros fãs. Particularmente considero-o um excelente álbum, mas não o classificaria como um de seus melhores trabalhos. Esse álbum, no meu entender, tem um certo clima "Déjà vu", melhor explicando, todas as composições parecem remeter o ouvinte a alguma obra anterior da MMEB, resultando naquela incomoda sensação de "já ouvi isso antes... mas não sei exatamente onde...".

De qualquer maneira isso não diminui o valor desse trabalho, muito pelo contrário. A banda sofreu uma pequena mudança em sua estrutura, com a saída do excelente baixista Colin Patterden que foi substituído com competência por Pat King. Para ser sincero, esse álbum me trouxe uma agradável e inesperada surpresa, fazendo-me ponderar sobre a performance do guitarrista Dave Flett, que nesse trabalho está bem mais participativo, vigoroso e  criativo, fato que não consegui observar no álbum "The Roaring Silence", motivo pelo qual, na postagem anterior, lamentava a saída de Mick Rogers.

A capa desse álbum é uma história a parte. Pintada (óleo) pelo artista gráfico sueco Michael Sanz, acabou sendo incorporada a imagem da própria banda, quase como uma logomarca.

Michael Sanz relata que como fã da MMEB, após uma apresentação em Estocolmo, teve acesso aos músicos e após um rápido contato, conseguiu deixar uma amostra de seu trabalho gráfico com Manfred Mann, que imediatamente ofereceu-lhe a oportunidade de realizar a capa do álbum "Watch". Michael foi orientado pelo próprio Manfred, a elaborar uma imagem de um homem correndo na pista de um aeroporto, tentando decolar e para enfatizar o que tentava descrever, Manfred abriu os braços e saiu correndo pela calçada. Para não alongar a história, o trabalho acabou sendo aceito pela banda e Michael sugeriu uma contra-capa que foi rapidamente aceita pela banda.

Anos mais tarde, Michael conversando com Manfred tour manager - Thomas Johansson, soube que a idéia original da capa havia partido de um anúncio exposto no aeroporto da Suécia e que o próprio Johansson havia mostrado a banda quando chegaram a Estocolmo. Então, Michael ligeiramente disapontado comenta: "E eu que havia pensado que Manfred era um genio por idealizar aquela fantástica capa."

Watch (1978) 

Músicas:
01. Circles (Alan Mark)
02. Drowning On Dry Land (Chris Slade) / Fish Soup (Dave Flett/Manfred Mann)
03. Chicago Institute (Peter Thomas/Mann/Flett)
04. California (Sue Vickers)
05. Davy's On The Road Again (John Simon/Robbie Robertson)
06. Martha's Madman (Lane Tietgen)
07. Mighty Quinn (Bob Dylan)
Bonus:
08. California (single) (Sue Vickers)
09. Davy's On The Road Again (single) (Simon/Robertson)
10. Bouillabaisse (Flett/Mann)
11. Mighty Quinn (single) (Dylan)

Músicos:
Chris Hamlet Thompson - vocals, guitar
Dave Flett - lead guitar, acoustic guitar
Pat King - bass, backing vocals
Chris Slade - drums, percussion
Manfred Mann - keyboards, backing vocals
Doreen Chanter, Irene Chanter, Stevie Lange, Victy Silva,Kim Goddy - backing vocals

[Obrigado = Thanks]