quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Grobschnitt - Solar Music Live (1978)

Sem qualquer receio, afirmo que tenho o prazer de divulgar um dos melhores álbuns ao Vivo já lançados e possivelmente um dos melhores e mais representativo álbum dessa genial banda alemã.

Na época do lançamento dessa verdadeira joia fonográfica, eu estava mais atento em aprofundar-me no Jazz-Rock e embora tenha até adquirido na Modern Sound essa obra em LP (versão alemã), não me despertou nenhum profundo interesse. Ficou guardado na prateleira por alguns anos, até receber uma proposta de permuta que na época julguei mais atraente e vantajosa.

Os anos se passaram e num certo dia, enquanto conversava com uns amigos, foi veemente mencionada a genialidade dessa obra. Foi então que percebi, que não conseguia me lembrar de nenhuma passagem musical dessa genial obra. Graças a generosidade de um de meus amigos, presente na conversa, consegui adquirir uma cópia em MP3 do Solar Music Live (versão em CD), que rapidamente aceitei de bom grado, na expectativa de apenas relembrar o material.

Não vou exagerar (aqueles que conhecem o álbum sabem), assim que o som começou foi uma "porrada" nos meus velhos e parcos neurônios restantes. Entrei num estado de absoluto e completo êxtase musical e enquanto apreciava a vasta miríade de sutilezas melódicas, a genialidade e o virtuosismo dos músicos, questionei-me (infrutiferamente) acerca da razão pela qual, em 1978, não me interessei por essa magnífica obra. A única conclusão que cheguei, foi que outra vez, por ignorância minha, deixei, durante anos, de apreciar mais um excelente trabalho.

Essa versão da genial "Solar Music", foi gravada em abril de 1978 em um concerto em Mülheim e possui cerca de 20 minutos mais que a versão originalmente contida do álbum "Ballerman".  Nesse novo arranjo, especialmente dedicado a um verdadeiro Show ao Vivo, repleto de pirotecnias e representações cênicas, tanto o instrumental, como os vocais são impecávelmente perfeitos. Não faltam excelentes duelos de impiedosas guitarras, amparadas por uma bateria e um baixo absolutamente impecáveis, além é claro, dos magistrais teclados que formam toda a estrutura necessária para o desenrolar dessa memorável e excelente apresentação ao Vivo.

Sinceramente, espero que essa postagem seja do agrado de todos aqueles que apreciam o Grobschnitt e as gravações ao Vivo. Particularmente acho esse álbum fantástico e indispensável para aqueles que curtem um som de qualidade.

Solar Music Live (1978)

Músicas:
01. Solar Music I     4:38
02. Food Sicore     3:55
03. Solar Music II     6:03
04. Mülheim Special     10:43
05. Otto Pankrock     6:26
06. Golden Mist     10:56
07. Solar Music III     12:26
08. The Missing 13 Minutes     12:26
09. Vanishing Towards the East     0:35

Músicos:
Joachim Ehrig (Eroc): Bateria
Gerd Kühn (Lupo): Guitarra
Stefan Danielak (Wildschwein): Guitarra, Vocal
Volker Kahrs (Mist): Teclados
Wolfgang Jäger (Popo):  Baixo

[Obrigado = Thanks]