segunda-feira, 28 de junho de 2010

Premiata Forneria Marconi - 'Cook' ou 'Live In USA' - (1974)

Particularmente sempre gostei muito de gravações ao VIVO. Quando o trabalho que envolve a elaboração e produção dessa categoria especial de obra fonográfica é bem realizada, tanto pela equipe técnica, quanto pelos músicos, o resultado geralmente surpreende. Os improvisos, os solos, a reação do público, todos os elementos implícitos na captura de um momento único e que nunca mais se repetirá são absolutamente fascinantes e empolgantes.

Por tal razão, estou inaugurando nesse mukifu, um novo marcador, especialmente dedicado aquelas obras ao Vivo que considero magistrais, impecáveis e altamente recomendadas. Inaugurando o mencionado marcador estou divulgando esse genial álbum do PFM conhecido como 'Cook' ou 'Live in USA'. Gradualmente pretendo divulgar, dentro das minhas parcas possibilidades, álbuns ao vivo de algumas bandas que tiveram a felicidade de gravarem verdadeiras obras-primas ao vivo, algumas vezes, com versões mais empolgantes e interessantes que as versões originais de estúdio.

Quanto a presente postagem, não tenho muito a acrescentar, a final trata-se de uma das bandas italianas de progressivo mais conhecidas e renomadas mundialmente, dispensando qualquer comentário idiota. No entanto sempre me questionei o motivo que levou esse álbum a possuir duas denominações 'Cook' e 'Live In USA'. Na verdade essa obra é o resultado de duas apresentações uma ocorrida em Toronto (Canadá) aos 22/08/1974 e a outra em New York (USA) aos 31/08/1974, não justificando trocar o nome desse álbum. Talvez tenham aproveitado um maior volume de material da apresentação em New York, mas isso não está claramente informado no álbum.

Felizmente possuo uma versão em vinil (1974) do 'Cook', edição Americana, selo Manticore, com a magnífica e original capa que escolhi para ilustrar a presente postagem. Não sei o motivo, mas nunca mais editaram ou se referiram ao 'Cook', passando a editá-lo como 'Live In USA'. Quando lançaram esse álbum no Brasil, seguiram a horrenda capa do 'Live In USA'.

'Cook' ou 'Live In USA' (1974)
Músicas:
01. Four holes in the ground
02. Dove...quando
03. Just look away
04. Celebration (incluíndo trecho da música 'The world became the world')
05. Mr Nine till Five
06. Alta loma five till nine (incluíndo trecho da obra de Rossini 'Willian Tell Overture')

Músicos:
Franz Di Cioccio: Bateria, Vocal
Patrick Djivas: Baixo
Franco Mussida: Guitarras, Vocal
Mauro Pagani: Violino, Flauta, Vocal
Flavio Premoli: Hammond organ, Piano, Mellotron, Moog, Vocal

[Obrigado = Thanks]