quarta-feira, 2 de junho de 2010

Klaus Doldinger's Passport - Ataraxia (1977)

Esse álbum, embora sem a participação de Curt Cress, Kristian Schulze e Wolfgang Schmid (integrantes da formação clássica do Passport) é outro magnífico álbum dessa genial banda e também é um dos meus álbuns preferidos.

O visitante que habitualmente frequenta esse mukifu, já deve ter notado que sempre que possível, faço um breve comentário sobre a arte gráfica das capas (muitas vezes  abstenho-me de fazê-lo, visando não alongar a resenha). Como gosto de desenhar (embora não o faça há muitos anos) sempre apreciei procurar a conexão do tema do álbum com sua respectiva capa. Pode parecer besteira, mas é algo que me agrada e me diverte, mesmo porque, no meu entender, uma boa capa deve ser a extenção da mensagem sonora, além de ser a apresentação inicial do produto (sua embalagem) e sendo assim, se esta não for sugestiva, poderá até mesmo comprometer a venda do produto, no caso, da obra fonográfica.

Esse blá, blá, blá todo, deve-se ao fato de nunca ter compreendio a conexão da capa com o título desse álbum. A imagem originalmente entitulada "Palm of my hand" de autoria do artista sueco Bengt Böckmann, sempre me foi hermética e como nunca  compreendi seu significado, busquei auxílio no meu bom e velho Dicionário Houaiss, na vã esperança de "alcançar" o seu real significado.

O termo ataraxia possui pelo menos três significados, que embora, num primeiro momento pareçam semelhantes, somente o são, em relação aos seus efeitos, divergindo completamente quanto aos seus mecanismos causais.

A primeira concepção, trata-se da completa ausência de perturbações ou inquietações da mente, tranqüila e serena felicidade obtida através do domínio ou da extinção de paixões, desejos e inclinações sensórias (vontade própria). A segunda, refere-se ao comportamento apático diante de estímulos internos; indiferença (involuntário/patológico) e a terceira concepção implica na obtenção do estado ataráxico por meio de tranqüilizantes (terapeutico).

Resumindo, não adiantou nada! Fiquei na mesma situação que me encontrava anteriormente e até hoje não consigo "enxergar" qualquer conexão entre a obra musical e a sua respectiva capa.

Sendo assim, só me resta mesmo informar ao ilustre visitante, que o som (jazz fusion) é de primeiríssima qualidade e certamente não disapontará aos admiradores do "Passport". Destacando como magistrais e imperdíveis, o clima criado pelos teclados na composição 'Ataraxia (1 e 2)' além do exímio trabalho de Doldinger no sax, a excelente guitarra em 'Mandrake' e 'Louisiana', a brilhante "tecladeira" em 'Reng Ding Dang Dong' e a igualmente excelente 'Sky Blue'.

Ataraxia (1977)

Músicas:
01. Ataraxia, Pt. 1
02. Ataraxia, Pt. 2
03. Sky Blue
04. Mandrake
05. Reng Ding Dang Dong
06. Loco-Motive
07. The Secret
08. Louisianna
09. Alegria

Músicos:
Klaus Doldinger: Sax, Flauta, Teclados, Mellotron
Willy Ketzer: Bateria
Elmer Louis: Percussão
Roy Louis: Guitarra
Guillermo G. Marchena: vocal, percussão
Dieter Petereit: Baixo
Hendrik Schaper: Teclados

[Obrigado = Thanks]