segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Wishbone Ash - There's The Rub (1974)

A banda inglesa Wishbone Ash, lançou seu primeiro álbum entitulado "Wishbone Ash" em 1970 e sua formação manteve-se inalterada até o álbum "There's The Rub" em 1974, com a saída do guitarrista Ted Turner, que somente retornou a banda no período compreendido entre os anos de 1987 até 1994.

Não me parece certo, dizer que o Wishbone Ash seja uma banda de progressivo, pode eventualmente lembrar essa corrente musical, numa ou noutra passagem, por conta da sua elaborada e complexa estrutura musical, mas sem sombra de dúvida, embora sempre receptivos e influenciados por outras correntes musicais, os estilos que predominam na sonoridade do Wisbone Ash são o Rock, o Blues e Jazz.

A banda possui uma longa discografia, mas no meu entender, infelizmente, depois do álbum "There's The Rub" a genialidade do Wishbone Ash desvaneceu. Entregaram-se a uma flagrante simplificação da estrutura musical,  restando muito pouco, ou quase nada, daqueles elementos que diferenciavam e caracterizavam o bom e "velho" Wishbone Ash.

A título de mera indicação, recomendaria como fundamentais os seguintes álbuns: "Wishbone Ash"(1970), "Pilgrimage" (1971), "Argus" (1972), "Wishbone Four" (1973), "Live Dates" (1973), "There's The Rub" (1974). Quero, no entanto, deixar claro que em alguns outros álbuns, existe algum material de qualidade, que nos fazem lembrar a época áurea da banda, mas infelizmente não passam de um fantasmagórico e pálido reflexo do trabalho realizado no período de 1970 -1974.

There's The Rub (1974)

Músicas:
1. Silver Shoes
2. Don’t Come Back
3. Persephone
4. Hometown
5. Lady Jay
6. F.U.B.B.

Músicos:
Andy Powell: Guitarra, Violão, Bandolim e vocal
Martin Turner: Baixo e Vocal principal
Steve Upton: Bateria
Laurie Wisefield: Guitarra, Violão, Banjo, Steel Guitar e Vocal
Albhy Galuten: Orgão e Sintetizadores em "Persephone"

[Obrigado = Thanks]


Wishbone Ash - Pilgrimage (1971)

Este segundo álbum do Wishbone Ash, "Pilgrimage", inexplicavelmente não tem merecido a divulgação que lhe é merecida. Trata-se de um verdadeiro clássico da banda, mal comparando, se estivéssemos nos referindo a preciosidades automobilísticas, seria como um Mustang - Modelo Fast Back - V8 - 1967, uma jóia com mísseros 370 HP.

"Where were you tomorrow", gravada ao vivo em 14/06/1971 no Monfort Hall é um desses memoráveis clássicos, sem falar na conhecidíssima "Jail Bait". A mencionada obra é excepcional na sua totalidade, tem jazz, tem baladas, tem blues, tem rock & roll, tem de tudo um pouco, e tudo exemplarmente arranjado e executado pela formação original dessa genial banda de rock.

Pilgrimage (1971)

Músicas:
01. Vas Dis (Jack McDuff)
02. The Pilgrim
03. Jail Bait
04. Alone
05. Lullaby
06. Valediction
07. Where Were You Tomorrow
08. Jail Bait (bonus)

Músicos:
Martin Turner – Baixo, vocal
Andy Powell – Guitarra, vocal
Ted Turner – Guitarra, vocal
Steve Upton – Bateria

[Obrigado = Thanks]

Wishbone Ash - Wishbone Ash (1970)
Nas palavras do caríssimo amigo Faustodevil do Blog HOFMANNSTOLL:

"Esta postagem dá início a um projeto dos blogs HOFMANNSTOLL e PROGRESSIVE DOWNLOADS, cujo objetivo é a postagem em parceria de alguns álbuns de determinadas bandas. As postagens dos álbuns de cada banda serão alternadas, de forma que um complementará a postagem do outro. Em cada postagem em parceria, haverá um link que levará os visitantes diretamente à postagem de outro álbum da banda".

Sinceramente essa parceria muito me orgulha, pela possibilidade de realizar a prazerosa divulgação da boa música, junto a um companheiro de inegável conhecimento musical, brilhante e objetivo em suas resenhas e que gentilmente aceitou minha proposta de trabalharmos em conjunto, nesse projeto, visando oferecer aos nossos amigos visitantes, uma maior oferta tanto qualitativa quanto quantitativa de material musical.

Sendo assim, segue o link para conhecer um pouco mais sobre o Wishbone Ash e após deleitar-se com a exemplar resenha de autoria do amigo Faustodevil, finalmente baixar essa  verdadeira preciosidade que felizmente possuo em vinil.

http://hofmannstoll.blogspot.com/2010/01/wishbone-ash-wishbone-ash-inglaterra.html