segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Dixie Dregs - Dregs Of The Earth (1980)

Quando conheci o "Dixie Dregs", a banda já estava no seu quinto álbum, o Dregs Of The Earth (1980). Naquela época eu vivia "duro" (como até hoje), com parcas "merecas reais" no bolso. Não dava pra freqüentar uma Modern Sound ou uma Billboard (famosas lojas de LPs importados no RJ) e conhecer as verdadeiras novidades lançadas no exterior. O que invariavelmente acontecia, era conhecer das "novidades", através dos lançamentos do catálogo nacional, ou então, recorrer a uma das mais famosas e saudosas lojas de LPs usados do RJ a Bausack Discos, que inicialmente ficava na Galeria Condor, no Largo do Machado e posteriormente passou a funcionar no Catete.

Na verdade, foi na Bausack que consegui conhecer e adquirir mais de 70% do material que compõem a minha discoteca. Graças à orientação e generosidade dos meus amigos: Beto, Lourdes e Ivaldo, que reservavam para mim os LPs "consignados", ou então, como aconteceu inúmeras vezes, em se tratando de LPs "da casa", deixavam-me levar as preciosidades para pagar posteriormente.

Bons tempos aqueles... as pessoas confiavam umas nas outras e a relação comercial (compra e venda), ficava em segundo plano. Naquela época, priorizava-se a relação de confiança e amizade. Pode parecer "coisa de velho", e não deixa de ser mesmo (são mais de 30 anos), na verdade, trata-se de flagrante saudosismo. Saudosismo de um "tempo" em que as relações humanas eram regidas por outros valores morais e que infelizmente não existem mais, pois foram gradativamente substituídos por outros desvalores morais. Mas vamos ao que interessa, apenas desejei consignar minha eterna gratidão a Bausack Discos e singelamente homenagear aqueles meus amigos que tanto me ajudaram.

Essa excepcional banda, estado unidense, de Jazz Rock e Fusion, "Dixie Dregs", posteriormente denominada apenas de "The Dregs" e após 1983, rebatizada de "Steve Morse Band" é no meu entender uma daquelas bandas que merecem um lugar de destaque na categoria Jazz Rock e Fusion,  dada a  inegável competência e virtuosismo de seus integrantes.

Acredito que o integrante mais conhecido do público seja o genial e exímio guitarrista Steve Morse, que atualmente integra o "Deep Purple", mas se você não conhece o "Dixie Dregs", esta aí uma excelente oportunidade de escutar uma pequena amostra dessa importante banda e constatar o virtuosismo dos demais integrantes, os caras tocam muito. Pessoalmente, sem desmerecer os demais integrantes da banda, sou um admirador do trabalho do baixista Andy West, o sujeito encara e domina o fretless como poucos, estando no mesmo nível técnico e criativo de outras feras do Jazz Rock como o saudoso Jaco Pastorius, Percy Jones, Ralphe Armstrong e Stanley Clarke.

Como o objetivo principal desse Mukifu é apenas divulgar pequenas amostragens, quero expressamente recomendar os álbuns: "What If "(1978) e "Night of the Living Dregs" (1979), são álbuns imperdíveis e podem ser facilmente adquiridos na rede.

Dregs Of The Earth (1980)

Músicas:
01. Road Expense
02. Pride O' the Farm
03. Twiggs Approved
04. Hereafter
05. The Great Spectacular
06. Broad Street Strut
07. I'm Freaking Out
08. Old World

Músicos:
Steve Morse - acoustic and electric guitars, banjo, pedal steel
Andy West - fretted and fretless bass
Allen Sloan - acoustic and electric violins, viola
Rod Morgenstein - drums and percussion
T Lavitz - acoustic and electric piano, organ, synthesizer, clavinet

[Obrigado = Thanks]


The Dregs - Unsung Heroes (1981)


Unsung Heroes (1981)

Músicas:
01. Cruise Control
02. Divided We Stand
03. I'll Just Pick
04. Day 444
05. Rock and Roll Park
06. Attila the Hun
07. Kat Food
08. Go for Baroque

Músicos:
Steve Morse - acoustic and electric guitars
Andy West - fretted and fretless bass
Allen Sloan (Sloanov) - acoustic and electric 5 string violin, viola
Rod Morgenstein - drums and percussion
T Lavitz - acoustic and electric piano, organ, synthesizer, clavinet, saxophone

[Obrigado = Thanks]