domingo, 17 de abril de 2011

Peter Gabriel - Peter Gabriel (1977)

Há alguns dias atrás, enquanto "baixava" uma belíssima peça arqueológica do 'Genesis' - "Washed By The Waves" (altamente recomendada) gentilmente divulgada pelo amigo Lord Gustavo, arquiteto e administrador do excelente blog "Nas ondas da Net", "conversamos" rapidamente (ainda que subliminarmente) sob a eterna questão: 'Genesis' com Peter Gabriel e 'Genesis' com Phil Collins. Para felicidade nossa, compartilhamos da mesma opinião no que se refere a obra-prima "Super's Ready", que ainda hoje ouvimos, com igual prazer seja com Gabriel ou com Collins.

Mas o fato é que dessa rápida conversa percebi que não escutava há muito tempo o primeiro álbum solo do Mestre Peter Gabriel. Saudoso, peguei meu velho vinil (nacional) e logo no ínicio da reprodução me irritei com a absurda quantidade de estalos, chiados e toda uma infame legião de infernais ruídos de fundo, resultado de uma matriz irremediavelmente comprometida pelo uso e pelo tempo. Fiquei muito puto, pois visualmente o álbum aparenta estar imaculado, porém suas trilhas, com odiosa honestidade, não escondiam seu real desgaste. Bom, prá encurtar a história, consegui pela WEB uma versão remasterizada, cujo "Rip" foi realizado de um SACD, gerando arquivos em formato Wave de 24 bits e 96.000Khz, um verdadeiro "mastodonte" com mais de 1,38 GB.

Meus caros amigos... só posso dizer que valeu a pena o longo download. A qualidade obtida surpreende e rivaliza com qualquer excelente LP, de nobre origem (Alemã, Inglesa ou Japonesa), é uma gravação absolutamente límpida e tridimensional. Infelizmente toda essa qualidade não pode ser transposta para o formato MP3, mas pelo menos, agora posso divulgar essa verdadeira pérola.
Esse álbum, também muito conhecido como Peter Gabriel "do carro", na minha opinião é o melhor álbum solo do Peter Gabriel. É um álbum perfeito, incorporando um pouco de tudo aquilo que foi "trabalhado" no 'Genesis', além de deixar parcialmente delineado, muito daquilo que futuramente seria objeto de maior elaboração.

O que desejo ressaltar é que cada uma de suas faixas me parece possuir um conceito embrionário, daquilo que futuramente seria objeto de um 'estudo' mais aprofundado em seus posteriores álbuns, conferindo ao álbum da presente postagem, um status absolutamente revelador da personalidade e dos projetos musicais, que naquela época, fervilhavam nos neurônios do grande mestre Peter Gabriel.

Não pretendia recomendar nenhuma faixa em especial, pois o álbum é impecável e belo, no entanto, não consigo deixar de mencionar algumas de minhas preferências pessoais: 'Here Comes The Flood', 'Waiting For The Big One', 'Humdrum', 'Slowburn' são verdadeiras obras-primas e que certamente deixaram os integrantes do 'Genesis' com uma generosa "pitada" de inveja.

Outro fator que contribuiu na bem sucedida elaboração desse verdadeiro clássico, foi a presença de músicos de primeiríssima qualidade e inegável competência, bastando o visitante leitor ler a 'listinha' das feras.

Excepcionalmente acrescentei ao arquivo, parte do encarte com fotos e letras.

Peter Gabriel (1977)

Músicas:
01. Moribund the Burgermeister
02. Solsbury Hill
03. Modern Love
04. Excuse Me (Gabriel, Martin Hall)
05. Humdrum
06. Slowburn
07. Waiting For The Big One
08. Down the Dolce Vita
09. Here Comes The Flood
Todas as composições são de autoria de Peter Gabriel, exceto a faixa 04.

Músicos:
Peter Gabriel – vocals, keyboards, flute, recorder
Allan Schwartzberg – drums
Tony Levin – bass, tuba
Jim Maelen – percussion, synthibam, bones
Steve Hunter – guitars
Robert Fripp – guitars
Jozef Chirowski – keyboards
Larry Fast – synthesizer
Dick Wagner – vocal and guitar on 5, 8
London Symphony Orchestra on 8

[Obrigado = Thanks]