domingo, 4 de julho de 2010

Grand Funk Railroad - Caught In The Act - (1975)

Já faz um bom tempo, que quero divulgar uma banda de puro Rock'n'Roll. Infelizmente meu acervo pessoal não é robusto o suficiente para que eu possa divulgar, pelo menos, uma banda por mês. Depois de muito ponderar, aproveitando-me da inauguração do marcador dedicado aos álbuns Ao Vivo, decidí-me pelo excelente 'Caught In The Act', dessa genial banda Norte Americana, que originalmente foi lançado sob a forma de álbum duplo.

Dessa vez, não me atreverei a elaborar nenhum histórico dessa genial banda. A história é relativamente longa e a banda Grand Funk Railroad, merece um texto de qualidade, somente possível através de uma leitura mais aprofundada.

Ao longo de minhas pesquisas, deparei-me como um excelente Histórico dessa banda (em português), extraída da saudosa e no meu entender, a melhor publicação de Rock e Progressivo já lançada no Brasil. Refiro-me a Revista “Rock, a História e a Glória”, editada no Rio de Janeiro, nos anos 70 e alguma coisa, por feras como Ana Maria Bahiana, Tarik de Souza, Okky de Souza e Ezequiel Neves. Até hoje ainda guardo alguns exemplares que tive a oportunidade e a felicidade de adquirir na época, mas estão tão "bem guardados" que não consegui localizá-los para informar o ano exato da publicação. Em fim, quem quiser ler um pouco sobre a história do Grand Funk deve visitar: http://pt.wikipedia.org/wiki/Grand_Funk_Railroad

Aqui vou abrir um espaço para oferecer uma dica imperdível para o pessoal que deseja conhecer um pouco mais da história daquela genial revista de Rock. Visite o excelente site  "abarata" na seção "A Arca da Barata":
Neste site, além de uma excelente descrição da revista “Rock, a História e a Glória”, existem impagáveis e inteligentes matérias sobre a vida na "Era Pré-Internética", (termo brilhantemente criado pelo autor do site) Luiz Carlos "Barata" Cichetto. Vale a pena visitar e relembrar os bons tempos que não voltam mais, principalmente se o visitante possuir mais de 40 anos. Se por outro lado, o visitante for mais  novo,  certamente se surpreenderá com a possibilidade de vida  na "Era Pré-Internética". Não deixe de vasculhar criteriosamente este agradável e raro espaço. O site é vasto e tem muito material de excelente qualidade, onde são abordados os mais variados temas, abrangendo, literatura, música, filmes, política e muito mais.   

Mas voltemos ao álbum 'Caught In The Act', que na minha insignificante opinião, é um dos melhores trabalhos ao Vivo que conheço, álbum onde o bom e velho Rock'n'Roll, é apresentado com toda a sua explosiva , energética e devastadora vibração de alegria. Não faltam momentos memoráveis das guitarras de Mark Farner, da bateria de Don Brewer, dos baixos de Mel Shacher, dos teclados de Craig Frost e do genial arranjo vocal que permeia toda a referida obra.

A começar pela qualidade e originalidade da capa e da contra capa, compostas por um belíssimo mosaico de fotos dos shows da turne de 1975, tudo nesse álbum me parece perfeito. Pena que na versão em CD, boa parte do impacto das fotos é ofuscado pelo reduzido tamanho das imagens. Outro ponto a ser mencionado é a exemplar qualidade da gravação, ainda tenho meu LP duplo, versão Americana, e ao colocá-lo para rodar, parece que estamos na platéia, a poucos metros do palco.

O repertório escolhido para formar esse magnífico álbum, em linhas gerais foi muito bem montado, abrangendo verdadeiros clássicos do Rock'n'Roll, que ilustram com exemplar fidelidade o perfil sonoro dessa genial banda. Claro que ficaram de fora algumas obras igualmente importantes do Grand Funk, e em seu lugar colocaram algumas canções mais comerciais, mas isso não reduz o brilho desse magnífico e imperdível álbum. Um verdadeiro clássico dentre os álbuns ao Vivo. Esse álbum traz a melhor versão que já escutei na minha vida da música 'Gimme Shelter'.

Espero que apreciem.

Caught In The Act - (1975)

Músicas:
01. Foot Stompin' Music'
02. Rock & Roll Soul
03. Closer To Home
04. Heartbreacker
05. Some Kind Of Wonderful
06. Shinin' On
07. The Loco-Motion
08. Black Licorice
09. The Railroad
10. We're An American Band
11. T.N.U.C.
12. Inside Looking Out
13. Gimme Shelter (M.Jagger & K. Richards)

Músicos:
Mark Farner: Guitarra, Vocal, Orgão, Harp
Don Brewer: Bateria, Vocal
Mel Shacher: Baixo, backing vocal
Craig Frost: Teclados, backing vocal
The Funkettes: Lorraine Feather e Jana

[Obrigado = Thanks]