quarta-feira, 30 de junho de 2010

Brian Eno - Before and After Science (Fourteen Pictures) - (1977)

Esse álbum é no meu entender o segundo melhor trabalho do grande Brian Eno, só perdendo para o álbum "Here Comes The Warm Jets" (já divulgado nesse mukifu). 'Before and After Science' é de um trabalho mais suave e sereno, imerso numa atmosfera mais contemplativa e intimista.

Nesse álbum, Eno formalmente apresenta ao público, um antigo projeto que começou possivelmente em  meados dos anos 60 em parceria com o artista, pintor e professor Peter Schmidt (falecido em 22/01/1980). Trata-se de um conjunto de cartas, nos moldes de um "Oráculo", chamado 'Oblique Strategies', que segundo seus idealizadores, tem por objetivo auxiliar a tomada de decisões, principalmente no âmbito do processo criativo. Segundo o próprio Eno, esse conjunto de cartas foi extensamente usado na elaboração do álbum em tela e a julgar pela qualidade musical do álbum, parece que realmente funciona, pelo menos para o próprio Eno.

Peter Schmidt já colaborava com Eno na elaboração das capas dos álbuns 'Taking Tiger Mountain (By Strategy)' (74) e no álbum 'Evening Star' (74/75) de Eno com Robert Fripp, mas somente nesse álbum 'Before and After Science' é que Eno expressamente menciona a utilização desse recurso para solução de seus dilemas profissionais e Schmidt aproveita a oportunidade e publica quatro belas aquarelas de sua autoria.

Maiores detalhes acerca do funcionamento e como adquirir o conjunto de cartas denominado 'Oblique Strategies' poderão ser obtidas em: http://www.rtqe.net/ObliqueStrategies/

Brian Eno não deixou por menos na escolha dos músicos que o acompanham. A lista é simplesmente de primeira qualidade, resultando num trabalho de altíssimo nível, mas que pode não agradar a todos os seus admiradores, em razão de sua natureza, na maioria das vezes, mais suave, delicada e melódica, características que particularmente muito me agradam.

Before and After Science (Fourteen Pictures) - (1977)

Músicas:
01. No One Receiving
02. Backwater
03. Kurt's Rejoinder
04. Energy Fools The Magician
05. King's Lead Hat
06. Here He Comes
07. Julie With...
08. By This River
09. Through Hollow Lands
10. Spider And I

Músicos:
Paul Rudolph: Baixo e guitarra ritmica (1), Baixo (2,5,6,7),
Phil Collins: Bateria (1,4,
Percy Jones: Baixo Fretless (1,4), Analog delay Bass (3)
Jaki Liebezeit: Bateria (2)
Dave Mattacks: Bateria (3,6)
Shirley Willians: Brush Timbales (3)
Kurt Schwitters: Voice (3)
Fred Frith: Modified guitar (4), Cascade guitars (9)
Andy Fraser: Bateria (5)
Phil Manzanera: Guitarra ritmica (5), guitarras (6)
Robert Fripp: Guitarra solo (5)
Achim Roedelius: Piano de cauda e piano elétrico (8)
Möbi Moebius: Bass Fender piano (8)
Bill MacCornick: Bass (9)
Brian Turrington: Baixo (10)
Brian Eno: Vocal, sintetizadores, guitarra, piano, percussão sintetizada, Yamaha CS80, Moog, mini-Moog demais teclados.

[Obrigado = Thanks]