segunda-feira, 8 de março de 2010

Billy Cobham - Crosswinds (1974)

Esse é o segundo álbum solo do grande baterista Billy Cobham, mas infelizmente é um álbum muito pouco divulgado. Acredito que isso se deva ao fato de trata-se de um trabalho mais voltado para o fusion, com uma nítida predominância do jazz, com muitas passagens mais introspectivas e técnicas, além de possuir um acentuado tempero latino o que na maioria das vezes, pode não agradar ao mesmo público que admira o álbum que o antecedeu ("Spectrum").

Adquiri esse álbum entre 1977/78 aproximadamente (de segunda mão na Bausack Discos) e logo de cara  foi um trabalho que muito me agradou. Como sou um admirador do jazz (em todas as suas vertentes), não foi difícil considerá-lo um dos melhores trabalhos do grande Cobham, principalmente a faixa "Heather", a mais bela, introspectiva e sensível composição do álbum, onde os solos de Michael Brecker são literalmente de "arrepiar". Essa faixa em especial é expressamente dedicada a duas pessoas Carolyn e Jack, mas infelizmente os créditos do álbum, não informam a motivação para tal dedicatória.

Outra informação que julgo relevante é que a belíssima imagem da capa foi capturada em foto pelo próprio Billy Cobham, o que de certa forma, revela-nos mais uma faceta artística desse genial baterista.

Se o visitante é um admirador do jazz, não deixe de aproveitar essa oportunidade pois além de ser um álbum exemplar é um material relativamente difícil de achar na rede, muito pouco divulgado e por conseguinte pouco conhecido. Particularmente, considero o "Crosswinds" e o "Total Eclipse" melhores que o "Spectrum", mas isso na verdade pouco importa, pois no final são três álbuns magníficos.

Crosswinds (1974)

Músicas:  
1. Spanish Moss - "A Sound Portrait" (17:08)
    a. Spanish Moss (4:08)
    b. Savannah the Serene [solos:Garnett Brown e George Duke] (5:09)
    c. Storm [solo:Billy Cobham] (2:46)
    d. Flash Flood [solos:Randy Brecker e John Abercrombie] (5:05)
 2. The Pleasant Pheasant [solos:Lee Pastora, Michael Brecker, George Duke e B. Cobham] (5:11)
 3. Heather [solos:George Duke e Michael Brecker] (8:25)
 4. Crosswind [solo:John Abercrombie] (3:39)

Músicos:
Billy Cobham: Bateria, percussão
John Abercrombie: Guitarra, Violão
Michael Brecker: Woodwinds
Randy Brecker: Trompete
Garnett Brown: Trombone
George Duke: Teclados
Lee Pastora: Percussão latina
John Willians: Baixo acústico

[Obrigado = Thanks]