segunda-feira, 15 de março de 2010

Saint-Preux - Le Piano Sous La Mer (1972)

Talvez o caro visitante não conheça o compositor de música contemporânea erudita, o francês Saint-Preux (1950), cujo verdadeiro nome é Christian Langlade, mas certamente, conhece, pelo menos em parte, sua mais famosa composição "Concerto pour une voix". De fato essa composição é tão conhecida, que até algumas plantas devem conhece-la, no entanto, para facilitar as coisas, estou incluindo ao arquivo, o tema principal como (bonus) para aqueles que não estão ligando o nome a pessoa, no caso, a obra.

Saint-Preux começou ainda cedo a compor e ainda na sua juventude, em agosto de 1969, participou do Festival Internacional da Canção de Sopot, na Polônia. Contando então 19 anos de idade, conduziu com sucesso uma orquestra sinfônica e ganhou um prêmio com a sua primeira grande composição "La valse de l'enfance".

Em razão da grande aceitação e valorização de sua primeira composição, Saint-Preux trabalhou arduamente em sua segunda composição "Concerto pour une voix", gravando-a e lançando-a no mesmo ano (1969). Embora, na maioria das vezes o fato de vender muito, não seja necessariamente sinônimo de qualidade, nesse caso, trata-se de uma obra erudita magnífica, chegando a vender mais de 15 milhões de cópias em todo o mundo.

Com a grande aceitação da obra "Concerto pour une voix" (Concerto para uma voz), Saint-Preux ganhou amplo reconhecimento, colocando o jovem compositor, na vanguarda da cena musical clássica popular.

Sua discografia é relativamente extensa e em sua esmagadora maioria é basicamente voltada para a musica clássica popular. No entanto em dois álbuns "Le Piano Sous La Mer" (1972) e "To be or Not" (1980), Saint-Preux decidiu-se por reformular a estrutura dos instrumentos normalmente utilizados em outras obras, incorporando, nesses dois álbuns, baixo, guitarra, bateria, sintetizadores e efeitos sonoros, além de reduzir drasticamente o número dos instrumentos sinfônicos convencionais.

Resultam dessas duas distintas experiências, duas obras absolutamente singulares, com pitadas de rock, progressivo e eletrônico, mas sem no entanto, eliminar por completo a música clássica popular. Motivo pelo qual, somente recomendo sua audição, em especial o "Le Piano Sous La Mer" aos verdadeiros apreciadores da música clássica popular.

Por último, porém não menos importante, vale salientar que o álbum "Le Piano sous la mer" vendeu mais de 3 milhões de cópias e no meu entender, como apreciador de música clássica popular, trata-se de uma magnífica obra que tem uma incontestável relevância no cenário musical.
  
Le Piano Sous La Mer (1972)

Músicas:
01. Le Depart
02. Le Voyage
03. L'Appel De La Sirene
04. La Tempete
05. Le Naufrage
06. Le Piano Sous La Mer (I)
07. Le Piano Sous La Mer(II)
08. Le Concert Sous-Marin
09. La Rencontre
10. L'Ivresse Des Profondeurs
11. Le Gouffre Amer
12. L'Abime
13. Concerto pour une voix (Bonus)

Músicos:
Violino I: Patrice Mondon
Violino II: Michel Guyot
Alto: Alain Dubois
Violoncelo: André Rolland
baixo: Henri Woitkowiak
Flauta: Thomas Prévost
Piano: Saint-Preux
Guitarra: Claude Engel
Guitarra base: Antoine Rubio
Bateria: Pierre-Alain Dahan
Voz: Christian Padovan
Orquestração de Saint-Preux

[Obrigado = Thanks]