sexta-feira, 26 de março de 2010

Larry Fast - Synergy - Electronic Realizations For Rock Orchestra (1975)

Lawrence R. Fast, mais conhecido por Larry Fast além de ser um excelente compositor é um especialista em sintetizadores.Cresceu em Nova Jersey, onde estudou piano e violino, mais tarde dedicou-se a construção de sintetizadores, tornando-se um prestigiado consultor técnico em sintetizadores.

Em 1975, Larry Fast decidiu alavancar seu projeto denominado "Synergy", gravando no mesmo ano seu primeiro álbum "Electronic Realizations For Rock Orchestra". Este álbum foi completamente revolucionário em termos de programação de sintetizadores e seqüenciamento, não passando despercebido pelo cenário musical, em razão de sua competência técnica e exemplar habilidade. Logo após o lançamento do seu primeiro álbum, Larry Fast trabalhou como assistente técnico de sintetizadores para a banda alemã Nektar nas gravações do álbum "Recycled". Entre 1977 e 1982, Larry Fast trabalhou como tecladista nos primeiros álbuns solo de Peter Gabriel, e ao longo desses anos vem acessorando muitos artistas de renome.

As atividades de Larry Fast como consultor técnico, são inúmeras não cabendo aqui elencá-las. O que realmente interessa é que o cara é "cascudo" e domina como poucos a nobre arte dos teclados eletrônicos, além de ser um excelente compositor.

Este primeiro álbum é um dos seus trabalhos mais influenciado pelo progressivo, contando com toda uma estrutura musical erudita, riquíssima em andamentos e variações, intercalando com exemplar sensibilidade e elegância momentos líricos, épicos e dramáticos.

Particularmente, nunca fui um admirador de música eletrônica. A habitual onipresença do minimalismo nas composições, a infindável lentidão dos movimentos musicais e alguns dos efeitos eletrônicos que livremente denominei de "chiadeira eletrônica" sempre me incomodaram e me afastaram do estilo. Até que um dia em 1977, numa incursão a um sebo no centro do RJ, encontei  o álbum da presente postagem. Naquela época, desconhecia quem era Larry Fast, bem como, nada sabia sobre o projeto "Synergy", as palavras "Eletronic Realization" me causavam repulsa, por outro lado, as palavras "For Rock Orchestra" me convidavam a conhecer o "safado do LP" (uma medíocre edição nacional com apenas 4 músicas). Depois de muito relutar, resolvi escutá-lo antes de gastar minhas parcas merecas com "chiadeira eletrônica". Para abreviar a história, foi uma verdadeira revelação sonora para mim. Pela primeira vez estava apreciando um trabalho eletrônico e altamente progressivo. Desde então passei a admirar o trabalho desenvolvido pelo genial Larry Fast.

Electronic Realizations For Rock Orchestra (1975)

Músicas:
01. Legacy
02. Slaughter on Tenth Avenue
03. Synergy
04. Relay Breakdown
05. Warriors

Músico, Compositor, Produtor, Arranjador, Engenheiro e Programador:
Larry Fast usa:
Geradores de Som:
Mini Moog, Oberheim Expander Module, Mellotron

Controles de Função:

Mini Moog Systems, Oberheim Expander Module, Oberheim DS-2 Digital Sequencer, Assorted Custom Control Devices, Galvanic Skin Response Voltage Controller, ARP-2600

Processamento de Sinal:

Mini Moog, Oberheim Expander Module, 360 Systems 20/20 Frequency Shifter, Musitronics Phase Shifter, Eventide Clockworks Instant Phaser, Eventide Clockworks Digital Delay.

[Obrigado = Thanks]