domingo, 21 de março de 2010

Roy Buchanan - You're Not Alone (1978)

Roy Buchanan, sem sombra de dúvida alguma, ainda é um dos maiores guitarristas de Blues de todos os tempos e por contraditório que possa parecer, ainda hoje continua  sendo um dos menos conhecidos guitarristas de Blues do mundo.

Conheci sua técnica, sua genialidade e sua sensibilidade através do álbum divulgado nessa postagem. Esse álbum foi-me indicado pelo grande amigo Beto (da Bausack Discos) - profundo conhecedor de Blues. Com o tempo fui adquirindo alguns outros álbuns do Roy Buchanan e só então, pude constatar que esse álbum é uma exceção na discografia de Roy Buchanan, mas por isso mesmo fundamental.

Rapidamente vou contar algumas passagens da história desse genial músico, de forma que fique mais evidente sua importância no cenário do blues.
 Em 23 de setembro de 1939, nasceu Leroy Buchanan (Roy Buchanan), na cidade de Ozark, Arkansas. Dois anos após seu nascimento, sua família se muda para a cidade de Pixley, California, onde Roy é criado. Aos cinco anos de idade, Leroy já sabia fazer alguns acordes e aos nove anos adquiriu uma Rickenbacker lapsteel e começou a ter aulas com uma professora itinerante. Somente após três anos de aula, é que sua professora descobriu que Roy nunca tinha aprendido a ler música. Em vez disso, ele aprendeu suas lições de ouvido e repetiu-lhes nota-por-nota. Esse fato acarretou no encerramento oficial de suas aulas e Roy dedicou-se então a aprender a arte da steel guitar ouvindo os grandes instrumentistas daquela época, reproduzindo com absoluta fidelidade as músicas de seus ídolos. Em meados dos anos de 1950, com pouco mais de 15 anos, inicia sua carreira profissional como guitarrista.

Durante os anos 60 tocou com diversos artistas e no final daquela década, formou sua primeira banda "Buch & the Snakestretchers". Roy ao longo da década de 60,  já havia conseguido uma sólida reputação entre renomados e prestigiados músicos, inclusive com públicos elogios de John Lennon e Eric Clapton. Mas foi em 1971 que alcançou notoriedade nacional com a divulgação de seu trabalho num documentário de uma hora intitulado "O Melhor Guitarrista Desconhecido No Mundo", o que lhe rendeu ainda, um contrato com a Polydor, onde gravou os álbuns: "Roy Buchanan" (1972), "Second Album" (1973), "That's What I Am Here For" (1974), "Rescue Me" (1974) e "Live Stock" (1975).

A partir de 1976, grava pela Atlantic inúmeros outros álbuns, até que em 1981, decide-se por não entrar mais num estudio novamente, a menos que tivesse a liberdade de gravar sua música à sua maneira. Demorou um pouco para ser contratado pela Alligator, onde segundo ele "- Finalmente estava tocando suas músicas como desejava".

Embora Roy tenha se utilizado de muitas guitarras ao longo de sua carreira, ficou associado a sua Fender Telecaster (1953) apelidada de "Nancy". Em uma entrevista, Roy relata que numa certa manhã, um sujeiro passou pela frente da barbearia onde trabalhava de dia, com uma velha Fender Telecaster debaixo do braço. Roy estava bem no meio de um corte de cabelo, mas ao observar o sujeito com a guitarra, sentiu que aquela era sua guitarra. A paixão pela Telecaster foi tão forte que abandonou o cliente na cadeira e foi para rua, perguntar ao sujeito onde ele havia comprado aquela guitarra. Naquele mesmo dia, antes do sol se pôr, já estava tocando com sua Fender Telecaster.

Inquestionavelmente Roy Buchanan detinha uma técnica original e refinadíssima, capaz de promover uma sincera e profunda admiração por parte de muitos músicos, como por exemplo Jeff Beck, que dedicou a Roy Buchanan, sua versão de "Cause We're Ended As Lovers", contida no álbum Blow by Blow (1975).

Não entendo nada de técnicas de guitarra, suas nomenclaturas ou qualquer informação mais aprofundada sobre a matéria, mas no entanto, sei distinguir, pela simples audição, o que é bom, original, raro e inovador. Só mesmo ouvindo os trabalhos do grande Roy Buchanan, para entender o que estou tentando transmitir nessas mal traçadas linhas, que por incapacidade minha, sinto que não fazem justiça a esse grande mestre da guitarra.

Infelizmente, Roy Buchanan em 14 de agosto de 1988, foi preso por embriaguez. Na manhã seguinte, foi encontrado pendurado pelo pescoço por sua própria camisa em sua cela no Condado de Fairfax, Virgínia. A sua morte foi oficialmente registrada como suicídio, porém essa "conclusão" foi contestada por amigos e familiares de Buchanan. Um de seus amigos, Marc Fisher, relatou ter visto o corpo de Roy, com hematomas na cabeça. Desde então, ficamos sós!

You're Not Alone (1978)

Músicas:
1. The Opening...Miles From Earth
2. Turn to Stone
3. Fly...Night Bird
4. 1841 Shuffle
5. Down By The River
6. Supernova
7. You're Not Alone

Músicos:
Roy Buchanan: guitarra;
Ray Gomez: acoustic & electric guitars;
Willie Weeks: baixo;
Andy Newmark: Bateria

[Obrigado = Thanks]

Visando melhor ilustrar o trabalho do grande Roy Buchanan, seguem em um arquivo separado, quatro verdadeiras obras-primas, que julguei necessário divulgar, considerando que o  álbum "You're Not Alone", não reflete toda a genialidade e a técnica desse brilhante guitarrista. Não deixe de ouvir, são apenas quatro magistrais e absolutamente distintos exemplos de como se toca guitarra.  O cara é excelente. Só não "baixa" quem já tem ou não gosta de Blues!

Bônus:
01. Sweet Dreams (3:32)
02. The Messiah Will Come Again (5:53)
03. I'm Evil (6:15)
04. Hey Joe (8:19)