domingo, 6 de junho de 2010

Klaus Doldinger's Passport - Oceanliner (1980)

Como já mencionei anteriormente na postagem relativa ao álbum 'Blue Tattoo', esse álbum marca o início de uma nova fase na carreira de Klaus Doldinger e em decorrência, na sonoridade da banda "Passport".

Infelizmente, não se trata de um álbum brilhante ou surpreendente, não chegando a ofuscar o brilho e a qualidade de seu sucessor o álbum 'Blue Tattoo', mas ainda assim, tem seus momentos de agradável beleza e originalidade, que certamente devem agradar aos visitantes que apreciam "Passport" (refiro-me a banda, não ao whisky... ).

Algumas faixas conseguem salvar o álbum, como a agradabilíssima 'Departure', que conta com a marcante característica sonora do bom e velho "Passport" e um brilhante arranjo de teclados.

A faixa 'Allegory' é outra excelente composição, que brilha em razão de seu tema principal e pela guitarra de Mulligan. 'Ancient Saga', merece um destaque especial pela excelente guitarra de Mulligan, notavelmente sensível e inspirado. É certamente a melhor faixa do álbum, aproximando-se muito de um progressivo.

Outras duas agradáveis e interessantes composições ficam por conta do baixo de Petereit em 'Bassride', que ao que tudo indica, parece estar executando seu solo num freetless (pode ser algum pedal, a ficha técnica não esclarece nada) e a genial 'Scope' (mais puro jazz).

Infelizmente, nada de muito agradável ou positivo acontece nas faixas 'Ocean Liner' e 'Uptown Rendezvous', exceto pelo maldito, odioso, abjeto e irritante vocal. Odeio! Realmente odeio com todas as minhas forças o "Passport", quando Doldinger resolve "enfiar" qualquer porcaria de cantoria na composição e se esquece da verdadeira música instrumental. Fica tão ruim e insuportável quanto o whisky homônimo. É certo que o whisky, depois da segunda ou terceira dose, até que "melhora", já quanto a essas duas composições... não tem jeito... nem secando a garrafa.

Esclareço que só não mutilo o álbum, estirpando o mau pela raíz, por duas únicas razões: Em primeiro, por tratar-se de um material divulgado por um parceiro de ofício do blog ( Masterpice - Ex-Acorde Final ) e que generosamente divulgou a obra em tela. Em segundo, se a divulgação fosse minha, ainda assim, não a mutilaria, por puro respeito aos caros visitantes, que tem o direito de ouvir a obra na sua totalidade. Mesmo que isso implique em indesejados efeitos colaterais.

Oceanliner (1980)

Músicas:
01. Departure
02. Allegory
03. Ancient Saga
04. Ocean Liner
05. Rub-A-Dub
06. Uptown Rendezvous
07. Bassride
08. Scope
09. Seaside

Músicos:
Kevin Mulligan: vocal, guitarra;
Klaus Doldinger: sax, teclados, lyricon, vocodor;
Hendrik Schaper: teclados;
Dieter Petereit: baixo;
David Crigger: bateria, percussão

Para baixar esse trabalho, visite o Blog, (generosamente recomendado pela amigo e parceiro Gustavo do excelente Blog Nas Ondas da Net ):
http://adeodato.blogspot.com/2010/05/passport.html