segunda-feira, 28 de junho de 2010

Jane - Together (1972)

Formada no final do ano de 1970, somente em 1972, com o lançamento de seu primeiro álbum 'Together' é que a banda germânica "Jane" veio a ser conhecida pelo público internacional.

Possivelmente, por conta das diversas alterações sofridas na  estrutura dos músicos que integraram a banda, "Jane" não se manteve fiel ao progressivo, incorporando elementos do Krautrock, Hard Rock, dentre outros estilos ao longo de sua vasta discografia, fato que certamente não colaborou favoravelmente para uma maior projeção da banda no cenário do progressivo, relegando a banda a uma posição secundária.

Nesse álbum inaugural, na minha opinião o melhor álbum da banda, existem verdadeiros clássicos do progressivo e não pretendo individualizar nenhuma delas,  pois trata-se de uma obra muito bem elaborada, repleta de brilhantes momentos de órgão e guitarra, capazes de agradar aos apreciadores do progressivo hard rock.

A estrutura musical claramente apoiada nos belos teclados de Werner Nadolny, na bateria de Peter Panka, na guitarra de Klaus Hess e no agradável vocal de Bernd Pulst, fazem desse ábum, uma obra fundamental para aqueles que apreciam um bom progressivo, bem como, aqueles que apreciam a sonoridade do progressivo germânico (embora, infelizmente, cantado em Inglês).

Ainda hoje, decorridos mais de 38 anos, esse álbum permanece original, atual, criativo e tecnicamente perfeito. 'Together' tem uma proposta musical consistente, robusta e vigorosa, merecendo um lugar de destaque entre os melhores álbuns de progressivo, principalmente por possuir uma personalidade musical própria e por desenvolver um trabalho de elevada qualidade artística, utilizando-se de recursos tecnológicos básicos, quase rudimentares, em comparação com as possibilidades técnológicas atualmente disponíveis.

Together (1972)

Músicas:
01. Daytime
02. Wind
03. Try To Find
04. Spain
05. Together
06. Hangman

Músicos:
Klaus Hess: Lead Guitar
Charly Maucher: Bass, Vocals
Werner Nadolny: Organ, Flute
Peter Panka: Drums, Percussion
Bernd Pulst: Vocals

[Obrigado = Thanks]


Dedico essa postagem a memória do baterista Peter Panka, falecido em 28/06/2007.