domingo, 12 de junho de 2011

Van der Graaf Generator - Vital - Live (1978)

Desde da inauguração desse Mukifu, que estou tentando divulgar algum álbum dessa genial banda britânica, mas não conseguia me decidir por qual deles começar.

Para dificultar ainda mais a escolha, "VdGG" conta com uma sólida e considerável discografia (básica) compreendendo: "The Aerosol Grey Machine" (1969), "The Least We Can Do is Wave to Each Other" (1970), "H to He, Who Am the Only One" (1970), "Pawn Hearts" (1971), "Godbluff" (1975), "Still Life" (1976), "World Record" (1976), "The Quiet Zone, the Pleasure Dome" (1977) e o "Vital Live" (1978). Como aprecio todos eles, acabou ficando muito difícil escolher por onde começar.

Sem saber, fui conhecendo um pouco do trabalho do VdGG, através da saudosa rádio Eldo Pop. VdGG foi paixão a primeira audição. Com uma sonoridade profunda, soturna, inquietante, amargurada e introspectiva, tornei-me imediatamente um eterno admirador da inconfundível e originalíssima sonoridade do VdGG. No entanto, só lá pelos anos de 1975/76, quando consegui adquirir uma cópia usada do fantástico "H to He, Who Am the Only One" é que me foi possível identificar a banda e todos os diversos outros trabalhos, que faziam parte da programação daquela rádio. ( A rádio "Eldo Pop" não divulgava o nome das bandas).

O álbum da presente postagem, originalmente duplo, foi o primeiro álbum gravado ao vivo pelo VdGG. Gravado em 16/01/1978 no Marquee Club de Londres, infelizmente, não possui uma boa qualidade de gravação, digna da importância do evento. O álbum "Vital" acabou representando o encerramento das atividades do inigualável VdGG e portanto, no meu entender, merecia uma elaboração técnica mais criteriosa e sofisticada. Dada a absoluta falta de esmero na produção dessa verdadeira jóia do progressivo, fica a sensação que o álbum, não fazia parte dos projetos de lançamento em LP e só chegou a ser efetivamente lançado, em razão do encerramento da banda.

Mesmo mal gravado, esse álbum é realmente "Vital" a todo aquele que aprecia o progressivo e gosta de VdGG. Além das já mencionadas características sonoras do VdGG, cunhadas pela genialidade do cantor e poeta  Peter Hammill, "Vital" é um álbum repleto de inebriante  ferocidade, além de oferecer, em algumas faixas, versões completamente "recriadas".

P.S.
Infelizmente, esta versão em CD do "Vital" (gentilmente fornecida pelo meu amigo Gil), por consistir-se  de um único CD, não traz as faixas: "Sci-Finance" (6:25) e "Nadir's Big Chance" (3:40), que integram a versão original em vinil. Como se trata de uma versão com "perna-de-pau", "papagaio" e "tapa-olho", vou tentar obter as faixas faltantes, visando uma futura atualização. Se algum dos caros visitantes, eventualmente puder fornecer as faixas faltantes ficarei muito agradecido.

Vital - Live (1978)

Músicas:
01. Ship of Fools – 6:43
02. Still Life – 9:42
03. Last Frame – 9:02
04. Mirror Images – 5:50
05. Medley: Plague of Lighthouse Keepers/Sleepwalkers – 13:41
06. Pioneers over 'C' (Peter Hammill and David Jackson) – 17:00
07. Door – 6:00
08. Urban/Killer/Urban– 8:20

Músicos:
Graham Smith – Violin
Charles Dickie – Cello, electric piano, synthesizer
David Jackson – Saxophones and flute
Nic Potter – Bass guitar
Peter Hammill – Voice, piano, guitars
Guy Evans – Drums

[Obrigado = Thanks]