terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Manfred Mann's Earth Band - Nightingales & Bombers (1975)

A banda Manfred Mann's Earth Band, foi oficialmente criada em 1971 e sua formação básica, manteve-se inalterada até o sexto álbum "Nightingales & Bombers". Essa genial banda de progressivo, magistralmente executado e desenvolvido pela fusão do rock, do clássico e do jazz, não pode faltar na discoteca de quem aprecia um bom rock ou um progressivo.

Sua discografia é muito extensa o que me impede de registrá-la na sua íntegra. Sendo assim, vou limitar-me a sugerir, como fundamentais os seguintes álbuns: "Manfred Mann's Earth Band "(1971), "Glorified Magnified " (1972), Solar Fire (1973), "Nightingales & Bombers" (1975), "The Roaring Silence "(1976) e "Watch " (1978). Considerando, no entanto, o caráter meramente ilustrativo desse insignificante espaço, apenas divulgarei o "Nightingales & Bombers" e o "The Roaring Silence". Creio que não haverá maiores dificuldades em obter os demais álbuns. O clássico "Solar Fire" (altamente recomendado), poderá ser encontrado no Hofmann&Stoll ( http://hofmannstoll.blogspot.com/2010/03/manfred-manns-earth-band-solar-fire.html )
.

Um dos fatores que mais me atraem na sonoridade dessa banda é a perfeita integração entre os músicos, todos de excepcional nível profissional. A perfeita simbiose entre os músicos é invejável (no sentido possitivo, do autentico recolhecimento do excelente trabalho). Das sensacionais guitarras de Mick Rogers, sempre brilhantemente executadas e "enquadradas" ao tema (o cara também domina com absoluta maestria uma pedaleira), os onipresentes, criativos e encorpados baixos de Colin Pattenden, a exemplar, incansável e criativa bateria do exímio Chris Slade, além dos belíssimos arranjos vocais, mesclados ao inegável virtuosismo do próprio Manfred Mann nos teclados, em especial e principalmente no Moog (o homem conhece como ninguém a arte do Moog), tornam essa banda um capítulo a parte na história do progressivo.

A título de mera curiosidade, o nome do álbum "Nightingales & Bombers" foi inspirado por uma gravação feita na Inglaterra, durante a Segunda Guerra Mundial (1942), por um ornitólogo que pretendia gravar o canto do rouxinol (nightingales). Enquanto tentava capturar o canto do pássaro, os bombardeiros da RAF que se dirigiam para atacar Mannheim, Alemanha, sobrevoaram a área naquele exato momento e foram gravados por acidente. A referida gravação foi incorporada na faixa "As Above, So Below".

Trata-se de um álbum perfeito do início ao fim. E que também foi exaustivamente divulgado pela saudosa Eldo Pop, aqui no R.J.

Nightingales & Bombers (1975)

Músicas:
01. Spirits In The Night (Bruce Springsteen)
02. Countdown
03. Time Is Right
04. Crossfade
05. Visionary Mountains
06. Nightingales And Bombers
07. Fat Nelly
08. As Above So Below (Recorded Live)

Músicos:
Manfred Mann – Orgão, Teclados e Mini Moog
Mick Rogers – Vocal e Guitarras
Chris Slade – Bateria e percussão
Colin Pattenden – Baixo
Ruby James – backing vocals
Doreen Chanter – backing vocals
Martha Smith – backing vocals

[Obrigado = Thanks]

 Manfred Mann's Earth Band - Solar Fire (1973)
Dando seqüência a parceria entre o presente Blog e o excelente Blog "Hofmann&Stoll", segue o álbum "Solar Fire", que foi recentemente divulgado, complementando a postagem não apenas com mais um ábum, mas principalmente com a exemplar e sempre bem escrita resenha do amigo Faustodevil. Não deixe de visita-lo, mesmo que você já possua a "Solar Fire", existem muitos outros materiais igualmente interessantes.