quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Era - Era (1996)

"Era" é um projeto musical criado pelo guitarrista francês Eric Levi, e que de certa forma foi de árdua concretização. Em 1993, Eric Levi conseguiu incluir uma de suas músicas na trilha sonora do filme francês "Les Visiteurs", dirigido por Jean-Marie Poiré. No Brasil, o filme (uma comédia)  recebeu o nome de "Os Visitantes" e contou com a participação de Jean Reno.

O mencionado álbum é uma exuberante e criativa fusão de estilos musicais, onde prevalece a música clássica, o canto gregoriano e o progressivo. Alguns podem rotular o trabalho do "Era" como New Age, Gothic Rock ou qualquer outro rótulo ainda não "inventado", mas isso na verdade, pouco importa.

Existe o boato, que alguns dos seus integrantes (quem cara pálida!) são Cátaros e as músicas do projeto "Era", seriam o reflexo dessa raiz religiosa. Rapidamente esclarecendo, o Catarismo, do grego katharos, que significa puro, foi uma seita cristã da Idade Média surgida no Limousin (França) ao final do século XI, a qual praticava um sincretismo cristão, gnóstico e maniqueísta, manifestado num extremo ascetismo. Concebia a dualidade entre o espírito e a matéria, assim como, respectivamente, o bem e o mal. Os cátaros foram condenados pelo 4º Concílio Lateranense em 1215 pelo Papa Inocêncio III, e foram aniquilados por uma cruzada e pelas ações da Inquisição, tornada oficial em 1233.
Para maiores informações visite: http://www.misteriosantigos.com/cataros.htm

Decidi-me por divulgar esse álbum pela sua excepcional beleza estrutural e melódica. Esse álbum em especial, predomina uma ambientação medieval litúrgica, sacra, onde os belíssimos arranjos vocais determinam o andamento da obra. Se você não curte canto gregoriano ou composições medievais sacras, essa postagem não vai lhe interessar.

A banda "Era" na verdade não existe. O que existe na verdade é o projeto musical idealizado, dirigido e produzido por Eric Levi. Os créditos musicais consignados no encarte do CD são absolutamente inúteis. Ambíguos, imprecisos e confusos, não contribuem em nada, para uma clara identificação dos músicos colaboradores. Fica parecendo que Eric Levi é portador de alguma limitação cognitiva ou moral, que o impede de compartilhar os méritos da obra com os demais músicos, priorizando a arte gráfica (muito bonitinha) e "obscurecendo" os créditos musicais (um verdadeiro Babaca, que ao que parece, quer se passar por um Mike Oldfield).

De qualquer maneira, parece que os integrantes são: Lee Sklar no Baixo (ex-James Taylor, ex-Billy Cobhan, ex-Phil Collins), Chester Thompson na Bateria (ex-Genesis, ex-Frank Zappa dentre muitos outros), Philippe Manca na guitarra, Neal Wilkinson na Bateria, Patrice Tison na guitarra. Ao que tudo indica os teclados ficaram sob a responsabilidade de  Dominique Borde e Frédéric Perrinet, ambos são assistentes de engenharia de som e de mixagem além de tecladistas.

Deixando essa lamentável falha de caráter de lado, o trabalho é brilhante. Vale também ouvir o álbum "Looking From East" no qual é explorada a musicalidade oriental, pois trata-se de uma excelente e irretocável obra.

Era (1996)

Músicas:
01. Era (*)
02. Ameno (remix) (*)
03. Cathar Rhythm (*)
04. Mother (*)
05. Avemano (*)
06. Enae Volare Mezzo (*)
07. Mirror
08. Ameno
09. Sempire d`Amor (*)
10.After Time
11.Impera

Músicos:
Eric Levi: Guitarra
Lee Sklar: Baixo
Chester Thompson: Bateria
Philippe Manca: Guitarra (*)
Neal Wilkinson: Bateria
Patrice Tison:Guitarra
???????????: Teclados (vai saber...não informado)

Vocal principal:
Guy Protheroe: (Ameno - Enae Volare)
Florence Dedam: (Mother - After Time)
Harriet Jay (Ameno - Avemano - Cathar Rhythm)
Eric Geisen (Cathar Rhythm)
Murielle Lefebvre (Enae Volare mezzo)

[Obrigado = Thanks]