sábado, 19 de dezembro de 2009

Trace - Trace (1974)

Trace foi uma banda de progressivo holandesa formada pelo trio: Rick van der Linden nos teclados, Pierre van der Linden na bateria e Jaap van Eik no baixo. Nesse trabalho inaugural, de uma carreira de apenas três álbuns, "Trace" (1974), "Birds" (1975) e "White Ladies" (1977), a banda se revela como uma das melhores bandas de progressivo sinfônico. A perfeita e sutil mistura da música erudita com o rock e o fusion, tornam esse álbum merecedor de um lugar de destaque em qualquer discoteca de progressivo.

Muitos apreciadores do progressivo, apontam uma profunda semelhança dos arranjos e até dos solos, com o lendário Emerson, Lake e Palmer, no entanto, particularmente, considero o trabalho do Trace extremamente original e brilhante, não sendo prudente ou mesmo justo, diminuir a importância e a relevância do trabalho executado pelo Trace.

Devemos ainda considerar, que o Trace foi basicamente "dirigido" por Rick van der Linden e que esse exímio tecladista, na época do lançamento desse primeiro LP (1974), já possuía uma extensa "bagagem" proveniente do Ekseption, assim como, ocorreu com o grande Keith Emerson durante a existência do "The Nice" até formar o E.L.P. Considerando-se então, que ambos os tecladistas aprimoraram seus estilos num mesmo momento, justo será supor, que por compartilharem de um mesmo período histórico de intensas e profundas mudanças no cenário musical e por possuírem uma mesma formação musical, em alguns breves momentos, seus estilos podem guardar alguma semelhança.

Seja como for, o álbum da presente postagem é magistral, e foi exaustivamente divulgado na Eldo Pop. É um verdadeiro clássico do progressivo que jamais deverá ser esquecido por aqueles que admiram o bom e velho progressivo.


Trace (1974)

Músicas:
01. Gaillarde
02. Gare Le Corbeau
03. Gaillarde
04. The Death Of Ace
05. The Escape Of The Piper
06. Once
07. Progression
08. A Memory I
09. The Lost Past
10. A Memory II
11. Final Trace
12. Progress
13. Tabu

Músicos:
Rick van der Linden: Piano, Sintetizadores, Orgão e Mellotron
Pierre van der Linden : Bateria
Jaap van Eik: Baixo

[Obrigado = Thanks]