quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Cactus - Fully Unleashed - The Live Gigs

Essa vida de apreciador da boa música é repleta de acontecimentos estranhos. Principalmente numa época em que não existia a internet. Naquela época ou se comprava o vinil, ou se gravava de algum amigo uma cópia em fita K7. Não haviam outras escolhas. Muitas vezes me vi, por indisponibilidade de recursos financeiros, na incomoda situação de postergar a aquisição de um LP em benefício de outro LP de outra banda.

Ao longo dessa minha vida, o Cactus foi uma dessas bandas que deixei de adquirir muitos de seus álbuns, sempre deixando para mais tarde a sua aquisição. Só lá pelo início da década de 80, através de um conhecido meu (que ao longo desses anos, me fornece acesso barato de muito material fonográfico de qualidade) é que eu fui me dar conta da exemplar qualidade sonora e criativa dessa genial banda estadunidense.

O cara não se cansava de falar sobre o Cactus, tecia longos elogios até que um dia acabei escutando uma parte de um dos álbuns do Cactus (já em CD). Mas assim como no passado mais distante, o trabalho não chegou a me empolgar e não comprei o famigerado CD (a grana não dava para tudo) e acabei preferindo adquirir alguns exemplares do bom e amado progressivo.

O tempo passou e me tornei um apreciador do bom e velho Blues, com especial interesse naqueles temperados com uma generosa porção do mais puro rock'n Roll. Certo dia conversando com esse meu "fornecedor", pedi que ele me recomendasse alguma coisa com uma sonoridade entre o Rock e o Blues, mas que tivesse uma tendência para o hard rock, e não deu outra, o cara colocou na minha mão essa verdadeira jóia que tenho o prazer de agora divulgar.

Esse álbum originalmente composto por 2 CDs, trata-se de uma edição limitada e pelo que sei, a tiragem dessa primeira e única edição foram de apenas 5.000 cópias. Infelizmente a versão que possuo em CD, tem perna de pau, um olho só além de um belo papagaio no ombro e por não ser uma cópia original, infelizmente não veio com o indispensável encarte. Sendo assim, peço desde já dsculpas aos caros visitantes, mas deixarei de oferecer um conjunto de informações mais completas sobre esse magnífico álbum. Não obstante, a qualidade sonora das faixas é de primeira qualidade, límpido e claro como se vc. estivesse na platéia na primeira fileira.

"Fully Unleashed: The Live Gigs", na verdade não é um álbum que tenha sido elaborado como um álbum da discografia oficial do Cactus. Essa verdadeira jóia do Rock e do Blues é uma compilação de material gravado ao vivo, mas que nunca veio a ser efetivamente publicado. Algumas músicas (todo o CD1 e metade do CD2) foram gravadas em 19/12/1971 em Memphis, Tennessee (com a formação original da banda), outras foram capturadas em 28/08/1970 Isle Of Wight Festival, 26/06/1971 no Gillian's Club (Buffalo, NY) e em 03/04/1972 no Mar y Sol Pop Festival em Porto Rico. Em 2004, a Rhino Handmade coletou esse material "esquecido" e lançou o ábum da presente postagem, lançando ainda, em 2007, outro álbum o  "The Live Gigs - Vol.2".

Se o caro visitante não conhece o Cactus, não faça como eu, que deixei de ouvir durante muitos anos, uma das melhores bandas que existe de rock e blues. Se por outro lado, o visitante conhece o trabalho dessa banda, já tem uma noção do inquestionável potencial desse álbum. Trata-se de pura pauleira ao vivo, executada com muita competência e profissionalismo. Espero que todos aproveitem bem!

Fully Unleashed - The Live Gigs

Músicas:
CD1
01. Intro/Long Tall Sally* (12:16)
02. Bag Drag* (3:10)
03. Evil* (16:11)
04. Parchman Farm* (6:21)
05. Alaska* (3:56)
06. Oleo* (11:19)
07. No Need To Worry* (20:18)
08. Let Me Swim* (5:06)

CD2
01. Big Mama Boogie - Parts 1 & 2*
02. Medley: Heeby Jeebies/ Money/ Hound Dog/ What'd I Say*
03. No Need To Worry**
04. Parchman Farm**
05. One Way...Or Another*
06. Bro. Bill*
07. Swim
08. Bad Mother Boogie
09. Our Lil Rock-N-Roll Thing
10. Bedroom Mazurka**

* Previously Unissued
** Previously Unissued On CD

Músicos:
Carmen Appice: Bateria
Tim Bogart : Baixo
Rusty Day: Vocal e Harmonica
Jim McCarty: Guitarra

[Obrigado 1 = Thanks 1]
[Obrigado 2 = Thanks 2]