quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Shadowfax - Watercourse Way (1985) [Windham Hill]

A banda estadunidense Shadowfax, nome esse, possivelmente atribuído a banda em homenagem a J.R.R.Tolkien, autor da saga "Lord Of The Rings" ("Shadowfax" é o nome do cavalo de "Gangalf"), começou em 1972 com Greenberg, Maggini e Stinson que naquela época já compunham suas músicas mas sem maiores pretensões profissionais. Mais tarde, já com algumas obras concluídas, convidaram a participar da banda o tecladista Maluchnik que apresentou-lhes o baterista Nevitt. Estava criada a primeira formação do Shadowfax, que permaneceu na ativa, com algumas alterações em sua formação, até o ano de 1995, quando do falecimento de Chuck Greenberg.

Ao longo desses anos de atividade, Shadowfax produziu uma significativa discografia, mas nenhum desses trabalhos, guarda qualquer semelhança com o material contido no primeiro álbum da banda objeto da presente postagem.

Muitos dos atuais apreciadores da banda, rotulam o trabalho do Shadowfax como New Age. Pessoalmente, para ser sincero, não pretendo perder meu tempo em levantar qualquer debate infrutífero sobre a natureza do New Age ou se a sonoridade desse álbum é ou não é progressiva. Para mim trata-se de música de altíssima qualidade e por não desejar me divorciar do bom senso, recuso-me a levantar questão ou debater sobre o "sexo dos anjos".

O álbum inaugural "Watercourse Way" tem uma história muito peculiar e inédita. O  álbum foi originalmente lançado em 1976 pela Passport Records (produzido por Marty Scott and Larry Fast), tendo sido reeditado em 1985 pela Windham Hill. Até aí, nada de mais, não fossem os relatos de alguns admiradores dessa obra informarem que "muitas das composições sofreram alterações em sua estrutura", com direito a "mutilação" de solos dentre outras "ajeitadas" no arranjo, que segundo os informantes, descaracterizaram dramaticamente a sonoridade da obra original editada em 1976.

Pessoalmente conheci esse álbum na edição de 1985 e achei-o simplesmente fantástico. Riquíssimo em texturas, sabores e aromas. Uma verdadeira obra de arte, que mescla com profunda e brilhante maestria o progressivo, o jazz, o fusion, o rock e uma miríade de outras correntes que resplandecem com infinita luminosidade na utilização de instrumentos como o oboé, a flauta, a cítara e a tabla, incluindo uma generosa e agradável incursão pela música renascentista (Petite Aubade).

Rapidamente posso adiantar que as duas primeiras composições guardam alguma semelhança com as guitarras de Mc.Laughlin e Steve Hillage respectivamente. Em "Book Of Hours" a guitarra num estilo que lembra John Etheridge (Soft Machine) é magistralmente substituída por uma cítara absolutamente mágica e bela, acompanhada de uma percusão exemplar. "Song For My Brother" é a minha faixa preferida. Não apenas pelo belíssimo arranjo, mas essa composição "respira", "pulsa" é como se fosse um ser vivente, que evolui no tempo e no espaço. Não tenho como descrevê-la com absoluta fidelidade, somente ouvindo para entender, pois parece que toda a composição é uma grande brincadeira com a variável "tempo". 

Ainda hoje admiro profundamente a edição de 1985, mesmo por que, até hoje não consegui fazer qualquer distinção entre as duas edições. Para ser sincero, as duas únicas divergência que posso com absoluta certeza mencionar são: A capa; cuja  versão da Passport Records de autoria de Terry Lamb é infinitamente mais bela e que existe uma versão em LP da Windham Hill na qual a "Song For My Brother" possui apenas (3':10"), ao passo que a versão em CD lançada pela Lost Lake Arts possui (9':41") ou seja, a mesma duração da versão original em LP lançada pela Passport Records em 1976.

Seja como for, a versão original de 1976 da Passport Records, trata-se de uma daquelas obras raríssimas e que eu saiba, nunca foi editada em formato de CD. Essa obra somente foi editada em CD pela Lost Lake Arts, baseada na edição de 1985 em LP da Windham Hill, que destinou-se a atender aos pedidos dos apreciadores da banda, que ansiavam por substituir seus antigos LPs editados pela Passport Records, por encontrarem-se já desgastados pelo uso.

Particularmente, salvo engano, acredito que até a presente data, eu não tenha conseguido obter um verdadeiro RIP do LP original de 1976. Tenho vasculhado a rede e ainda não consegui encontrar uma versão que seja realmente divergente da versão da Windham Hill de 1985. Encontrei algumas postagens onde está divulgada a capa original de 1976, mas o material é absolutamente idêntico ao lançado em 1985. Infelizmente, para dirimir qualquer dúvida,  resta-me somente aguardar encontrar alguma generosa alma,  que divulgue um  RIP do LP original.

Shadowfax - Watercourse Way (1985)

Músicas:
01. The Shape Of A Word (Stinson) - 7:29
02. Linear Dance (Stinson) - 5:51
03. Petite Aubade (Greenberg / Stinson) - 5:59
04. Book Of Hours (Maluchnik) - 6:37
05. The Watercourse Way (Greenberg / Stinson) - 6:04
06. A Song For My Brother (Stinson) - 9:41

Músicos:
Chuck Greenberg: Lyricon, Saxophone, Flute, Oboe
Phil Maggini: Bass
Greg Stinson: Guitar, Sitar, Vocals
Doug Maluchnik: Piano, Electric Piano, Synthesizer, Harpsichord
Stuart Nevitt: Drums, Tabla, Percussion

[Obrigado = Thanks]

 Dedico esta singela postagem a memória do grande músico CHUCK GREENBERG 
(1950 - 1995).