Essa banda inglesa, formada por Dave Greenslade (ex-Colosseum), Tony Reeves (ex-Colosseum), Dave Lawson, Andrew McCulloch (ex-King Crimson -"Lizard"), possui com essa formação quatro magníficos trabalhos: Greenslade (73), Bedside Manners Are Extra (73), Spyglass Guest (74), Time and Tide (75), dos quais, meus prediletos são: "Spyglass Guest", "Bedside Manners Are Extra" e "Greenslade", nessa respectiva ordem. Como cada um desses LPs possui características distintas, difícilmente encontraremos um concenso entre os apreciadores do progressivo, acerca do álbum mais expressivo dessa banda, que explora com exemplar virtuosismo e competência o Progressivo, o Blues, o Rock e o Jazz. Particularmente, não creio que exista um determinado álbum dotado de especial relevância, que consiga exemplificar de forma única e incontestável a "alma" do Greenslade. Todos aqueles trabalhos possuem composições exemplares, mas analisando-se os trabalhos isoladamente, nenhum é excepcional.
Na minha opinião o "Spyglass Guest", embora, pareça o menos progressivo dentre eles é, no meu entender, o trabalho mais maduro da banda. Contendo pelo menos tres composições mais suaves e melodiosas, onde o arranjo vocal mereceu maior atenção em comparação ao instrumental. Curiosamente é também o único que infelizmente não teve sua capa agraciada pela arte do grande mestre Roger Deam.
Dentre as oito composições destaco: "Spirit Of The Dance" uma alegre, contagiante e magistral adaptação de uma tema do folclore irlandês, "Siam Seesaw" uma belíssima composição instrumental, com um tematica central magistral e elegante (vinheta Eldo Pop), "Joie De Vivre" (um verdadeiro clássico do progressivo - outra vinheta Eldo Pop), que logo na sua abertura, após uma breve e genial sonoplastia (de Gregg Jackman), resoa um colossal órgão tubular de igreja criando todo um clima para o belíssimo violino de Graham Smith (Van der Graaf Generator), "Melancholic Race" (outro clássico!) perfeita variação do Progressivo sinfônico ao Fusion, onde os caras mostram que sabem mandar muito bem no Jazz e por fim, fechando a indicação das melhores músicas, "Theme For An Imaginary Western" um belíssimo Blues de autoria do grande baixista Jack Bruce (Cream) e Pete Brown.
Na minha opinião o "Spyglass Guest", embora, pareça o menos progressivo dentre eles é, no meu entender, o trabalho mais maduro da banda. Contendo pelo menos tres composições mais suaves e melodiosas, onde o arranjo vocal mereceu maior atenção em comparação ao instrumental. Curiosamente é também o único que infelizmente não teve sua capa agraciada pela arte do grande mestre Roger Deam.
Dentre as oito composições destaco: "Spirit Of The Dance" uma alegre, contagiante e magistral adaptação de uma tema do folclore irlandês, "Siam Seesaw" uma belíssima composição instrumental, com um tematica central magistral e elegante (vinheta Eldo Pop), "Joie De Vivre" (um verdadeiro clássico do progressivo - outra vinheta Eldo Pop), que logo na sua abertura, após uma breve e genial sonoplastia (de Gregg Jackman), resoa um colossal órgão tubular de igreja criando todo um clima para o belíssimo violino de Graham Smith (Van der Graaf Generator), "Melancholic Race" (outro clássico!) perfeita variação do Progressivo sinfônico ao Fusion, onde os caras mostram que sabem mandar muito bem no Jazz e por fim, fechando a indicação das melhores músicas, "Theme For An Imaginary Western" um belíssimo Blues de autoria do grande baixista Jack Bruce (Cream) e Pete Brown.
Spyglass Guest (1974)
Músicas:
1. Spirit Of The Dance (music: Dave Greenslade)
2. Little Red Fry Up (music and lyrics: Dave Lawson)
3. Rainbow (music and lyrics: Dave Lawson)
4. Siam Seesaw (music: Tony Reeves)
5. Joie De Vivre (music: Dave Greenslade, lyrics: Martin Hall)
6. Red Light (music and lyrics: Dave Lawson)
7. Melancholic Race (music: Dave Greenslade)
8. Theme For An Imaginary Western (music: Jack Bruce, lyrics: Pete Brown)
Músicos:
Dave Greenslade - Keyboards and vocals
Tony Reeves - Bass guitar
Dave Lawson - Keyboards and vocals
Andrew McCulloch - Drums
* Clem Clempson (ex-Colosseum) - electric guitar on tracks 2 and 4
* Graham Smith - Violin on track 5
* Andy Roberts - Acoustic Guitar on track 4
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