quarta-feira, 21 de outubro de 2009

FM- Black Noise (1977)

De origem Canadense, o "FM" nesse seu primeiro trabalho "Black Noise (1977)" é formado por Cameron  Hawkins no vocal principal, baixo, piano e sintetizadores, Martin Deller na bateria, percussão e sintetizadores e Nash the Slash no  violino elétrico, vocais, glockenspiel e bandolim. Pode parecer estranho a inexistência da guitarra, no entanto, os teclados de  Hawkins e os violinos e o bandolim de Nash the Slash, suprem essa ausência com tranquilidade. Também não dá para deixar de comentar o excelente desempenho de Deller, o cara saca tudo de bateria e leva a banda com muita competência, habilidade e disposição.

O FM possui uma discografia de respeito composta por: "Black Noise (77)", "Headroom (78)", "Surveillance (79)', "City Of Fear (80)", "Con-Test (85)", "Tonight This Time (87)" e "RetroActive (95)". Infelizmente só conheço os três primeiros, não podendo opinar sobre os demais trabalhos, lançados após 1979. No entanto, o trabalho aqui postado é o que mais me agrada dentre os três primeiros.

Para ser honesto, conheci esse trabalho do FM (lá em 1978) numa visita que fiz à um amigo. A princípio não levei fé na banda, por tratar-se de um trio sem um baixista "oficial" e sem guitarrista. Embuído de  flagrante preconceito, logo pensei que ouviria qualquer coisa, menos um bom progressivo. Enganei-me totalmente. O trabalho dos caras me impressionou tanto, que não exitei em gravar o material numa fita K7 que por sorte havia levado comigo.

Inquestionavelmente o FM tem personalidade própria, arranjos magníficos, virtuosos teclados, uma bateria excepcional, belos solos de violino, vocais muito bem elaborados e de bom gosto, mas a título de mera exemplificação, não se trata de similaridade sonora, apenas me lembra em determinados e ventuais momentos, ainda que vagamente, Starcastle, Druid e Yes.

Black Noise (1977)

Músicas:
01 - Phasors on Stun
02 - One O'Clock Tomorrow
03 - Hours
04 - Journey
05 - Dialing for Dharma
06 - Slaughter in Robot Village
07 - Aldebaran
08 - Black Noise

Músicos:
Cameron Hawkins: Vocal, Baixo e sintetizadores
Martin Deller: Bateria
Nash the Slash: Violino elétrico e bandolim

[Obrigado = Thanks]