domingo, 4 de outubro de 2009

Druid - Toward The Sun (1975)




Para quem ainda não conhece o Druid, trata-se de uma banda inglesa de rock progressivo que chegou a lançar dois discos o Toward The Sun (75) e o Fluid (76) e sendo assim, aí esta uma excelente oportunidade para conhecer o primeiro e melhor trabalho dessa genial banda.

Não vou tecer exaustivos e infrutíferos comentários acerca da originalidade da mencionada banda, em razão da evidente influência do Yes nas composições, nos arranjos ou no vocal, principalmente quando avaliamos o Toward the Sun. Mesmo porque, acredito não passar de um acontecimento injusto, porém rotineiro à muitas outras excelentes bandas, como ocorre com Triunvirat x ELP, Citizen Cain x Genesis, dentre outros que não cabe aqui enumerar.

O que realmente importa, é que nesse trabalho, eles executam com competência, elegância e maestria um som progressivo de altíssima qualidade. Com interessantes teclados, um baixo com uma excelente timbragem, um vocal suave, e melodioso e um coral muito bem arranjado pelo tecladista, ou seja, não dá para se ignorar essa banda.

Com uma estrutura musical muito bem elaborada, timbres interessantíssimos, fluência, harmonia e técnica de altíssimo nível, (não espere grandes solos e exibições de virtuosismo) o trabalho impressiona. É tão bom, que muita gente maliciosamente rotula a banda como um simples clone do Yes. Na verdade esse fato, contribui decisivamente em favor de uma audição mais minuciosa. Na minha opinião, é um trabalho imprescindível na coleção dos apreciadores do bom e velho Progressivo.

Toward The Sun (1975)

Faixas:
1. Voices (8:14)
2. Remembering (5:24)
3. Theme (5:26)
4. Toward the Sun (5:08)
5. Red Carpet for an Autumn (3:09)
6. Dawn of Evening (10:03)
7. Shangri-La (10:08)

Músicos:
Neil Brewer / Baixo
Dane / Guitarra e Vocal
Andrew McCrorie -Shand/ Teclado
Cedric Sharpley / Bateria

[Obrigado = Thanks]