domingo, 4 de outubro de 2009

Nine Days Wonder – We Never Lost Control (1973)


Consegui essa preciosidade numa viagem que fiz há muitos anos, ao maravilhoso estado do Rio Grande do Sul. Observei a capa e por pouco não ficou na caçamba da loja, mas por sorte resolvi ouvi-lo. Em menos de 1 minuto, deu para perceber que estava diante de um som original e genial. Na medida em que passava pelas faixas, percebi que havia sido agraciado com uma banda que tinha pelo menos 4 músicas, que foram com freqüência executadas na saudosa Eldo-Pop (Radio FM no R.J. - Pioneira em Prog. e Rock).

N.D.W. foi uma banda alemã que gravou pela Bellaphon, possuindo uma discografia de quatro discos. Nine Days Wonder (71), We Never Lost Control (73), Only the Dancers (75), Sonnet to Billy Frost (76), dos quais só conheço os dois primeiros, sendo o segundo o meu predileto.

Trata-se de um Progressivo, com forte influencia de Fusion, Hard e Psicodelismo. É um trabalho extremamente original e competente em seus arranjos, bem como, na evolução melódica, sem perder no entanto, o enfoque da proposta do Progressivo Alemão.

Esses cinco alemães, fazem um som encorpado, maduro e repleto de dissonâncias ao estilo Gentle Giant e Van der Graaf. No entanto, a evidente condução pelos teclados e a (eventual) discordância com os saxofones (genialmente contrapostos por Münster), pode não agradar a todo o ouvinte, por trazer um sentimento de conflito e conturbação, chegando a parecer até excessivamente experimental. Mas felizmente o trabalho no geral acaba ficando muito bem equilibrado, com o auxílio de uma guitarra genial (belíssimos temas e bom gosto no uso dos pedais), de um baixo e uma bateria de respeito e um vocal em inglês muito bem elaborado.

Não vou recomendar nenhuma música para audição em especial, pois estamos falando de um disco perfeito do início ao fim. A única exceção seria quanto a Fisherman’s Dream, na qual peço especial atenção à letra.

We Never Lost Control (1973)

Músicos:
Walter Seyffer: Vocal, percussão e efeitos
Michael Bundt: Baixo
Hans Frauenschuh: Guitarra
Hyazintus: Bateria
Freddie Münster: Saxes, Piano, Orgão, Mellotron, Moog e Sintetizadores.

Músicas:
1- Days In Bright Light – 5:32
2- Fisherman’s Dream – 3:49
3- Andromeda Nomads – 5:30
4- The Great Game – 3:27
5- Angels Due To Arrive – 4:30
6- We Grasp The Naked Meat – 9:11
7- Armaranda – 3:22

[Obrigado = Thanks]