domingo, 4 de outubro de 2009

Ange - Au-Delà Du Délire (1974)


Essa banda francesa, fundada e liderada por Christian Decamps, faz um trabalho teatral, dramático, narrativo, original, e inquietante. São longos anos de estrada que começaram em 1970 permanecendo em atividade até 2005, resultando em nada menos que 37 trabalhos editados, entre LPs e CDs de estúdio, apresentações em festivais e Gravações ao Vivo.

No entanto, como quantidade nunca foi ou será, sinônimo de qualidade e desconheço a maioria dos trabalhos, posso apenas manifestar minha preferência pelo Au-Delà Du Delire, pelo Emile Jacotey, e pelo Le Cimetière des Arlequins, nessa respectiva ordem.

Não existe qualquer outra banda de Progressivo que se possa relacionar, ou comparar, com o som dessa genial banda, talvez o "Atoll" (outra banda francesa) no LP “L'araigne-mal” e assim mesmo, com muitas reservas. Também não adiantaria eu me utilizar de qualquer rótulo musical na tentativa de definir o som do Ange.

Poderia arriscar, sob risco de severos protestos, que o Ange possui uma leve semelhança musical com algumas bandas italianas, acrescida de uma "pitada" de Gentle Giant e uma leve "untada" de Van der Graaf, mas essa receita, torna-se de pouca valia e não faz justiça a genialidade musical dessa excepcional banda francesa.

Ange não existe para ser apenas escutado. Deve ser ouvido! Não existem na obra que aqui divulgo, grandiosos solos, ou evidentes virtuosismos musicais. O que existe, são belíssimos arranjos, uma ampla criatividade e uma evidente predominância do vocal e suas inumeráveis "filigranas" artísticas sobre os demais instrumentos.

Em suma, Ange é uma experiência única que deve ser degustada lentamente, pois a cada nova audição, uma nova realidade se desdobra.

Au-Delà Du Délire (1974)

Músicos:
Jean-Michel Brezovar:Guitarra
Christian Decamps:Piano e Vocal
Francis Decamps:Teclados e Vocal
Gérard Jelsch: Bateria e percurssão
Daniel Haas: Baixo
Henry Loustau: Violino
Eric Bibonne: Vocal
Michel Lefloch: Vocal

Músicas:
1. Godevin Le Vilain (Godevin o Vilão)
2. Les Longues Nuits D'Isaac (As longas noites de Isaac)
3. Si J'étais Le Messie (Se eu fosse o Messias)
4. Ballade Pour Un Orgie (Balada para uma Orgia)
5. Exode (Êxodo)
6. La Bataille Du Sucre (Inclus La Colere Des Dieux) (A Batalha de Açúcar )
7. Fils De Lumière (Filho da Luz)
8. Au-Delà Du Delire (Além do Delírio)

[Obrigado = Thanks]