quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Montrose - Montrose (1973)

Esse é o primeiro álbum solo desse genial guitarrista estadunidense, chamado Ronnie Montrose. Se o visitante leitor, não conhece este álbum, mas conhece algum dos seus trabalhos posteriores, certamente não acreditará que se trata de Ronnie Montrose.

Esse álbum é excencialmente Hard Rock. Para ser mais exato, (me desculpem pelo linguajar), um puta "Hardão", divergindo completamente dos seus trabalhos subsequentes como: 'Paper Money' (1974), 'Warner Brothers Presents...Montrose!' (1975), 'Jump On It' (1976), 'Open Fire' (1978). Depois desses cinco álbuns, Montrose encerra definitivamente a banda 'Montrose' e retorna em 1979 ao cenário musical, com a banda chamada "Gamma" (que infelizmente não conheço), lançando mais três álbuns e seguindo sua carreira até os dias de hoje.

Montrose é um guitarrista "cascudo" e já atuou como músico de estúdio, tendo ainda, participado da formação de várias bandas de artistas consagrados como por exemplo a 'Edgar Winter Group' no álbum "They Only Come Out At Night"(1972).

Conheci o trabalho do Montrose já no seu terceiro e quarto álbuns, e para ser sincero, sempre gostei de suas composições, principalmente aquelas em que há a predominância do violão e da viola "municiados" com cordas de aço. Montrose demonstra uma grande intimidade e virtuosismo com a sonoridade acústica e algumas de suas composições com facilidade remetem o ouvinte à locações "rurais" ou campestres e essas são simplesmente deliciosas.

Nesse álbum inaugural, Montrose explora com exemplar genialidade e maestria toda uma série de técnicas de guitarra elétrica, típicas das memoráveis bandas de hard rock. Além disso, o excepcional vocal do brilhante Sammy Hagar (que abandona a banda após o segundo álbum) completa e enriquece a "pegada" forte e maciça do bom e velho Rock & Roll, concedendo a esse álbum, um inegável lugar de destaque dentre os melhores álbuns de Hard & Rock.

Pessoalmente, recomendo veementemente a audição dessa verdadeira jóia, pela simples razão dela conter uma boa parcela, aqui e alí, de semelhanças sonoras com o que existe de melhor. São rápidas "pinceladas" de 'Black Sabbath', 'Deep Purple', 'Scorpions', 'Rainbown', "Aerosmith', dentre uma série de outras bandas de primeira linha, o que certamente agradará a qualquer um que aprecia o bom e velho Rock & Roll.

Como última observação, embora a banda Montrose possua algumas semelhanças musicais com outras bandas de prestígio, esse álbum possui muita personalidade e esta repleto de excelentes momentos e sutilezas técnicas, sendo assim, sugiro: "For Best Results Play At Maximum Volume".

Montrose (1973)

Músicas:
01. Rock the Nation - 3:03
02. Bad Motor Scooter - 3:41
03. Space Station #5 - 5:18
04. I Don't Want It - 2:58
05. Good Rockin' Tonight (Roy Brown cover) - 2:59
06. Rock Candy - 5:05
07. One Thing on My Mind - 3:41
08. Make It Last - 5:31

Músicos:
Sammy Hagar – lead vocals
Ronnie Montrose – guitar
Bill Church – bass
Denny Carmassi – drums

[Obrigado = Thanks]