terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Buffalo - Volcanic Rock (1973)

Recentemente, quase que "acidentalmente" chegou as minhas mãos esse CD do mais puro Hard Rock dos anos 70 de origem Australiana. Quando me refiro "acidentalmente" é que o CD não foi por mim encomendado ao meu fornecedor, mas por outrem, que por alguma razão, não chegou a resgatá-lo, permanecendo o CD (sem dono), abandonado dentre uma centenas de outras bandas, que compõem o vasto acervo desse meu amigo fornecedor.

Para ser franco eu nem conhecia essa banda Australiana e somente decidi-me por "adotá-lo" em razão da insistente recomendação do meu fornecedor, que não se cansou em enaltecer as virtudes musicais do Buffalo, garantindo-me que a banda faz um Hard Rock de primeiríssima qualidade. Só sei que fico fascinado, por ainda hoje, decorridos 37 anos, ter a oportunidade e o prazer de "descobrir" verdadeiras pérolas, "antigas novidades" que embora permaneçam parcialmente "ocultas" pela poeira do tempo, quando reveladas, resplandecem e iluminam os vastos e infindáveis labirintos da mente e da história da música de qualidade.

A capa, como os visitantes leitores podem constatar, me pareceu um tanto bizarra e até mesmo um pouco grosseira, considerando-se, numa livre e pessoal interpretação visual, que o homem nú sobre uma montanha em erupção, está erguendo, sobre a cabeça, em tese uma "rocha" cuja a forma irremediavelmente lembra o formato de um  pênis.

Desconsiderando a tosca arte gráfica, a banda surpreende. Trata-se do mais puro  Hard Rock dos anos 70, consistente e vibrante, com longas passagens instrumentais, repleto de excelentes Riffs de guitarra, muito bem amalgamados pela exemplar competência e criatividade desse quarteto de músicos. Trata-se sem qualquer dúvida, de um trabalho capaz de rivalizar, com extremo louvor, com muitas bandas consagradas e não foi por acaso que essa foi a banda escolhida para "abrir" o show do 'Black Sabbath' em sua passagem pela Austrália em Janeiro de 1973.

O álbum da presente postagem é o 2º trabalho dessa genial banda Australiana e no entendimento de alguns apreciadores dessa quase que desconhecida banda (infelizmente), trata-se do melhor trabalho realizado pelo Buffalo.

Sinceramente, depois de ouvir o CD e ter lido a resenha abaixo recomendada de autoria de Ricardo Seelig, fiquei muito interessado em conhecer os demais trabalhos dessa banda. Talvez em breve venha a divulgar mais algum material, na medida que os encontre. De qualquer forma, recomendo veementemente a audição dessa preciosidade. Quem "baixar", certamente não vai se arrepender.

Durante minhas pesquisas sobre a banda Buffalo, deparei-me com a excelente e magistral resenha de autoria de Ricardo Seelig. O brilhante texto, além de muito bem escrito é altamente esclarecedor e demonstra um profundo conhecimento sobre a banda, trazendo toda uma série de preciosas informações sobre o Buffalo. Então fica aqui minha expressa recomendação a essa valiosa resenha, que não deve, em hipótese alguma, deixar de ser lida, por aqueles que anseiam por conhecer mais sobre a banda.


Volcanic Rock (1973)

Músicas:
01. Sunrise K
02. Freedom
03. Till My Death
04. The Prophet
05. Pound of Flesh
06. Shylock

Músicos:
Dave Tice: Vocal
Pete Wells: Baixo
John Baxter: Guitarra
Jimmy Economou: Bateria

[Obrigado = Thanks]