sábado, 6 de fevereiro de 2010

Luciano Basso - Voci (1976)

Mais uma vez, como já se tornou um agradável hábito, meu caro amigo Faustodevil generosamente oferece-nos mais um material de excepcional qualidade. Na verdade eu não conhecia o magistral trabalho do Luciano Basso, publicado no excelente Blog Hofmann&Stoll, e sem qualquer observação ou comentário complementar, posso garantir tratar-se de uma das mais prazerosas, surpreendentes e emocionantes experiência auditivas que pude vivenciar e apreciar nos últimos anos.

Trata-se de um Progressivo Sinfônico, magistralmente bem idealisado, escrito, arranjado e executado, além de repleto de belíssimas e originais "soluções" musicais raríssimamente observadas em trabalhos individuais e únicos.
Não faltam "velhas novidades" divulgadas pela rede, desprovidas de qualquer verdadeiro mérito, senão pela sua própria raridade e dificuldade em adquirí-las, mas com absoluta certeza são raríssimos os álbuns realmente significativos e relevantes, merecedores de uma menção honrosa, quando se aborda o gigantesco Universo do Progressivo. Essa excepcional e honrosa postagem do Hofmann&Stoll é uma daquelas oportunidades imperdíveis por duas simples, porém incontestáveis razões:

1°. Trata-se de uma material de primeira grandeza, top de linha, altamente viajante, complexo, arrepiante e repleto de passagem e momentos absolutamente originais e igualmente constituído de brilhantes e inovadoras "soluções" musicais. É certo que poderíamos até imaginar uma certa semelhança numa "solução" musical ao estilo do "Gentle Giant", uma outra do "ELP", outra no estilo "Nice" ou mesmo ao estilo "Jerry Goodman", mas invariavelmente, felizmente, acabaremos forçados a reconhecer que Luciano Basso é exclusivo, original, brilhante e surpreendente na composição temática de sua magnífica obra. Como muito bem observado pelo grande Faustodevil: "A impressão que tenho quando ouço esta obra, é que esse cara passou uma década inteira esmiuçando cada álbum das melhores bandas de progressivo, observou acorde por acorde de todos eles na intensão de delinear e projetar a melhor forma de se produzir algo o mais próximo da perfeição".

2º. A resenha original dessa obra, fruto da inegável intelectualidade do grande Faustodevil é uma obra de arte a parte. Uma verdadeira e exemplar exposição de motivos, intelectuais e pessoais que enriquecem e valorizam a obra musical em questão. Trata-se de uma livre, eloquente e rica interpretação pessoal, um verdadeiro ensaio literário sobre a profundidade da temática desenvolvida por Luciano Basso. Texto absolutamente Irretocável e imperdível! (para aqueles que apreciam a leitura). Fico sinceramente fascinado, agradecido e honrado por existirem parceiros de ofício, capacitados e interessados em compartilhar e divulgar não apenas a obra intelectual musical (a porra do link de download), mas principalmente por difundir suas exemplares, singulares e inteligentes observações, experiências e conclusões pessoais.

BRAVO!
BRAVÍSSIMO!!!

O que você, caro visitante esta esperando? Visite imediatamente o Blog Hofmann&Stoll e constate pessoalmente que não estou exagerando.