sábado, 28 de novembro de 2009

Robin Trower - Live (1976)

Não tenho muito mais a falar sobre o grande mestre Robin Trower, que para mim, gostem ou não, é um dos melhores guitarristas de Rock & Blues que ainda se encontra nesse nosso espaço temporal. Esse cara, hoje com 64 anos, sempre soube muito bem o que fazer com sua sempre presente Fender Stratocaster e sua pedaleira.

O álbum objeto dessa postagem é no meu entender, um dos melhores álbuns de Rock (ao Vivo) já gravado. Claro que existem uma infinidade de outros, que pretendo a seu tempo, divulgá-los, mas a versão de "Daydream" (originalmente do álbum "Twice Removed From Yesterday"), nesse álbum Live é uma "revelação", uma "visão", uma experiência quase que metafísica ou tântrica.

Como se não bastasse o magnífico solo que se inicia lá pelos quatro minutos e dez segundos, após decorridos os seis minutos iniciais, Robin Trower começa a "forçar" as notas musicais a se sustentarem no tempo e no espaço com uma beleza, suavidade e genialidade inigualáveis.

Note-se que estamos falando de um solo "ao vivo" em um ambiente aberto, repleto de gente e mesmo asssim a "alquimia" naquele instante é realizada pelo Grão Mestre Robin Trower, sustentando as notas ao ponto de se fundirem a microfonia e serenamente, retoma-as em suas mãos como "obedientes borboletas". É certamente um evento mítico, raro e absolutamente inebriante. (Viajei... né???? Deve ser a "rebordosa" de muitos anos de "erva" e outros "produtos naturais"...hehehehehehehe).

Até hoje, sempre que escuto esse álbum, quando chega a "Daydream", coloco o volume "no talo" e espero o tempo parar... de preferência já acompanhado por um bom Whisky (com gêlo) e um charuto!

Não tenho mais nada a dizer.

Live (1976)

Músicas:
1. Too Rolling Stoned
2. Daydream
3. Rock Me Baby
4. Lady Love
5. I Can't Wait Much Longer
6. Alethea
7. Little Bit of Sympathy

Músicos:
Robin Trower: Guitarra
James Dewar: Baixo e vocal
Bill Lordan: Bateria

[Obrigado = Thanks]

Dedico esta postagem, como uma singela mas sincera homenagem a memória do saudoso e genial baixista e vocalista James Dewar (1942-2002).
Onde quer que voce esteja, esperamos que continue seu magnífico trabalho junto a Jimi Hendrix e tantos outros, que deixaram prematuramente este nosso "espaço temporal".