segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Hawkwind - Hall Of The Mountain Grill (1974)

Essa famosa banda britânica, formada em 1969, é a percussora do gênero denominado "Space Rock". Com uma discografia longa e complexa, assim como sua própria formação. Excetuando-se pelo lendário Dave Brock, inúmeros músicos de renome passaram pelo Hawkwind ao longo dos anos de 1969 até 2008. Uma boa referência sobre seus inúmeros integrantes poderá ser obtida em:
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Hawkwind_band_members

"Hall Of The Mountain Grill", (Mountain Grill era o nome de uma lanchonete que eles freqüentavam) é o  quinto trabalho da banda, considerando-se apenas os álbuns de estúdio e o primeiro álbum ao Vivo o "Space Ritual". Particularmente, embora não conheça todas as obras dessa genial banda, recomendo como fundamentais, além do "Hall Of The Mountain Grill", "Warrior on the Edge of Time"(75), "Doremi Fasol Latido"(72), "Hawkwind"(70) e "Space Ritual"(73).

Não vou fazer qualquer comentário acerca do virtuosismo dos músicos, ou qualquer outro comentário. Primeiro porque Hawkwind é muito conhecido por qualquer um que goste de progressivo e em segundo, não existem palavras capazes de descrevê-lo. Hawkwind tem é que ser ouvido e pronto.

No entanto, sempre desejei conhecer a origem e o significado do nome "Hawkwind", afinal é um nome forte, de fácil memorização e até mesmo um pouco esnobe. Imaginava na minha ignorância que devia ter alguma relação com falcões, com a arte da falcoaria, com alguma técnica destinada ao treino dessas magníficas criaturas, ou qualquer outra coisa do tipo. Somente agora, enquanto escrevia estas mal traçadas linhas, é que me deparei com a explicação e para ser sincero, preferia não ter descoberto. O nome da banda foi "emprestado", a título de brincadeira, do apelido dado a Nik Tuner. Inicialmente, referiam-se à banda como "Hawkwind Zoo", mais tarde foi abreviado para "Hawkwind". Enfim, Nik Tuner foi apelidado de Hawkwind, porque possuía o desagradável hábito de "limpar" ruidosamente a garganta e em seguida cuspir (kawking) ou seja, a nossa velha e conhecida escarrada e como se isso não bastasse, não se acanhava de sua excessiva flatulência (wind). Daí o pomposo e nobre nome da banda. No Brasil seria algo como Escarrpeida, Escarrflatus, Cospipeida e por aí vai... quanta decepção! Esse é mais um clássico exemplo, de que a ignorância é uma benção!

Depois dessa, só resta "baixar" o material e ouvi-lo bem alto, para esquecer essa história.

Hall Of The Mountain Grill (1974)

Músicas:
01. The Psychedelic Warlords (Disappear in Smoke)
02. Wind of Change
03. D-Rider
04. Web Weaver
05. You'd Better Believe It
06. Hall of the Mountain Grill
07. Lost Johnny
08. Goat Willow
09. Paradox
10. You'd Better Believe It (Single Version Edit)*
11. The Psychedelic Warlords (Disappear in Smoke) (Single Version)*
12. Paradox (Remix Single Edit)*
13. It's So Easy*
* Bonus Tracks

Músicos:
- Dave Brock: vocal, violão, guitarra, sintetizadores, orgão
- Del Dettmar: teclados, kalimba (marímbola)
- Simon House: sintetizadores, Mellotron, violino e vocal
- Lemmy Kilminster: baixo, vocal, guitarra principal e rítmica (7)
- Simon King: bateria, percussão
- Nik Turner: sax, oboe, flauta, vocal

[Obrigado = Thanks]