segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Atoll - L'Araigée-Mal (1975)

Atoll, para quem não conhece foi uma banda francesa de progressivo sinfônico. Posuindo em sua discografia: "Musiciens Magiciens" (74), "L'Araignée-Mal' (75), "Tertio" (77), "Rock Puzzle" (79), "L'Ocean" (89), "Tokyo, C'est Fini-Live" (90). Infelizmente não conheço todos eles, possuo apenas os três primeiros, mas dentre esses, não tenho dúvida que o "L'Araignee-Mal" é o que melhor reflete o virtuosismo desses geniais músicos.

L'Araignée-Mal  é um álbum exemplar, completo do início ao fim. Trata-se de um trabalho que parece fruto de uma habilidoso alquimista, que transmuta com exemplar disciplina e competência o Progressivo em Fusion. Repleto de belíssimos duelos de violino, guitarra e teclados ao estilo da "Mahavishnu Orchestra'. O vocal de Balzer ao estilo "Ange", o magistral  violino de Aubert, a guitarra de Beya ao estilo "Allan Holdsworth", os teclados de Taillet com evidente influencia do mestre Wakeman, o competente e forte baixo de Thillot e a vigorosa e talentosa bateria de Gozzo, elevam esse trabalho ao patamar de uma verdadeira obra-prima.

Atoll como toda música de qualidade é repleto de movimentos, nuances, e sabores. Todos especiais e geniais, merecendo ser degustado com absoluta atenção. Para quem gosta de Fusion e Progressivo é um “prato" altamente recomendado!

Para quem não conhece o Atoll, esta aí uma boa oportunidade de saciar o apetite, com uma música de altíssima qualidade. Boa degustação!

L'Araignée-Mal (1975)

Músicas:
01. Le Photographe Exorciste
02. Cazote nº1
03. Le Voleur D'Extase
04.  L'Araigée-Mal
   a. Imaginez Le Temps
   b. L'Araigée-Mal
   c. Les Robots Debiles
   d. Le Cimetier De Plastique
05. Cazote nº1 (Live during the "Festival des Solstices - 1975)

Músicos:
André Balzer: Vocal e percussão
Christian Beya: Guitarra
Jean-Luc Thillot: Baixo
Michel Taillet: Teclados
Alain Gozzo: Bateria
Richard Aubert: Violino

[Obrigado = Thanks]