segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Grobschnitt - Grobschnitt (1972)

Grobschnitt foi uma banda alemã de Rock Progressivo formada em 1970, por alguns dos integrantes de uma banda chamada "Crew" (1968-1970). Considerando-se apenas o período compreendido entre 1972 até 1979, desenvolveram um trabalho repleto de influências de gêneros diversos, agregando desde o Rock Psicodélico, Progressivo Sinfônico, Space Rock, Krautrock e Experimental.

Na minha opinião, a melhor fase do Grobschnitt abrange apenas os cinco primeiros álbuns: "Grobschnitt "(72), "Ballermann" (74), "Jumbo" (75), "Rockpommel's Land" (77), "Solar Music Live" (78). O álbum "Merry-Go-Round" (79) que, em tese, faz parte dessa primeira fase, musicalmente não considero que mereça uma maior atenção. Os álbuns, "Volle Molle" (80), "Illegal"(81), "Razzia " (82), dentre outros, fazem parte de uma segunda fase e não guardam similaridade com a genialidade da primeira fase. Por esse motivo,  investi minhas suadas  e parcas "merecas reais" somente nos cinco primeiros álbuns.

Dificilmente haverá um concenso, entre os apreciadores do progressivo, sobre o álbum mais representativo do Grobschnitt. Particularmente gosto muito do primeiro, talvez por influência da Eldo Pop, mas na minha concepção, o primeiro e o "Ballermann" são álbuns imbatíveis. Como o objetivo desse blog é proporcionar apenas breves amostragens, optei por postar o primeiro álbum, pensando naqueles desafortunados que não conhecem o Grobschnitt. Mais tarde, talvez  venha a postar o "Ballermann", embora não seja difícil consegui-lo em outros blogs.

A primeira música "Symphony" é um verdadeiro clássico do progressivo. Da abertura, composta por um arranjo vocal absolutamente original, ao seu término são mais de treze minutos de muita competência, genialidade, sensibilidade e virtuosismo. Só ela já vale o álbum todo. "Wonderful Music" bem que poderia ser uma canção do Jethro Tull. "Sun Trip" é outro exemplo de como se mescla com maestria, progressivo, psicodelismo e até blues em uma única composição. "Die Sinfonie" é uma versão ao vivo da "Symphony", onde a bateria e o baixo tem um posição de maior destaque em relação a versão de estúdio e os improvisos são constantes.

Grobschnitt (1972)

Músicas:
01. Symphony (13:47)
  a. Introduction
  b. modulation
  c. variation
  d. finale
02. Travelling (6:48)
03. Wonderful Music (3:38)
04. Sun Trip (17:45)
  a. Am Ölberg (Mount of Olives)
  b. on the way
  c. battlefield
  d. new era
05. Die Sinfonie* (29:40)
* Bonus Track - Live at Volkspark, Hagen, Germany, September 1971.

Músicos:
* Joachim Ehrig (Eroc): Efeitos Eletrônicos, Bateria e Percussão
   Axel Harlos (Fekix): Bateria e Percussão
* Gerd Otto Kühn (Lupo): Guitarra
* Stefan Danielak (Wildschwein): Guitarra rítmica e Vocal principal
   Bernhard Uhlemann (Baer): Baixo, Flauta e Percussão
   Hermann Quetting (Quecksilber):    Orgão, Piano, Espineta e Percussão
* ex-integrantes do "Crew"

[Obrigado = Thanks]