quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Fireballet - Night On Bald Mountain (1975)

 
Fireballet é uma banda estado-unidense de progressivo sinfônico, que realizou apenas dois álbuns. "Night On Bald Mountain" (75) e "Two, Too" (76). O primeiro, "Night On Bald Mountain" é uma boa adaptação da peça orquestral de Modest Mussorgsky (1839-1881) "Uma noite no Monte Calvo". Mussorgsky   também compos a magistral suite para piano "Quadros de uma Exposição", utilizada em 1971 pelo E.L.P. no álbum "Pictures at an Exhibition".

Originalmente o LP "Night On Bald Mountain" possuía apenas as cinco primeiras músicas, totalizando 43':36'', do mais brilhante progressivo americano. Para não estender o assunto, trata-se de um excelente progressivo com influência de Genesis, Starcastle, Yes, Gentle Giant, Styx e uma ou outra coisa de ELP. Trata-se de um excelente álbum! Uma verdadeira obra-prima do progressivo e essencial para os apreciadores de um bom progressivo.

"Night On Bald Mountain" foi um daqueles raros álbuns, que foi executado em sua íntegra na saudosa Eldo Pop. Essa jóia foi produzida por Ian McDonald (King Crinsom) que também participa da gravação do primeiro LP, no sax e na flauta. No encarte do LP, existe um agradecimento especial ao genial Larry Fast (Synergy), mas não informa se Fast ficou restrito a um eventual apoio material, ou se chegou a participar tecnicamente na programação dos teclados, atividade que durante muitos anos exerceu, mesmo após se tornar famoso com seus magníficos LPs.

Infelizmente possuo uma vergonhosa versão em CD, lançada pela italiana Setticlavio Records, que assemelha-se mais a um "bootleg". Essa "monstruosidade" inclui outras sete músicas. Essas, nada mais são que o álbum "Two, Too" na sua íntegra e para ser sincero, elas não acrescentam absolutamente nada de maior relevância ao trabalho original. Excetuando-se a "Great Expectation", que vale pela competente e criativa fusão dos arranjos vocais e rítmicos ao estilo Gentle Giant com as guitarras ao estilo Genesis, "Chinatown Boulevards" e "Carrolon", que ainda são relativamente interessantes, o resto não convence e nem deveriam fazer parte dessa versão do "Night On Bald Mountain", pois não guardam qualquer relação com aquele magistral álbum.

Night On Bald Mountain (1975)

Músicas:
01. Les Cathèdrales
02. Centurion
03. The Fireballet
04. Atmospheres
05. Night On Bald Mountain
      a) Night On Bald Mountain
      b) Night-Tale
      c) The Engulfed Cathedrale
      d) Night-Tale (reprise)
      e) Night On Bald Mountain (finale)

06. Great Expectation*
07. Chinatown Boulevards*
08. It's About Time*
09. Desire*
10. Flash*
11. Carrolon*
12. Montagne En Fili Gree*
* Bônus (do álbum "Two,Too")

Músicos:
Jim Cuomo: Bateria, Percussão, Lead and Backing Vocals
Brian Hough: Hammond, Pipe Organ, Celeste, Backing Vocals
Ryche Chlanda:  Electric and Acoustic Guitars, Electronic Devices, Vocals
Frank Petto: Piano, E-Piano, ARP 2600, Mellotron, Electronic Strings, Oberheim DS-2, Vocals
Martyn Biglin: Baixo, 12-String Guitar, Bass Pedals
Ian McDonald: Sax(*) Alto, Flauta(**) ["Night On Bald Mountain"(*)(**), "Les Cathèdrales"(*) e "Atmospheres"(**)]