domingo, 4 de abril de 2010

Mandalaband - Mandalaband (1975)

Mandalaband é um projeto do músico, compositor e produtor David Rohl. David Rohl, é também um renomado e respeitado egiptologista, diretor do Instituto para Estudos Interdisciplinares de Ciências Egípcias e editor do "Journal of the Ancient Chronology Forum". Dentre suas principais realizações acadêmicas esta o re-exame da cronologia dos Faraós compreendidos entre a 19ª à 25ª Dinastias e a possível localização física para o Jardim do Éden (mencionado no Antigo Testamento - Genesis), no Azerbaijão.

Este álbum, a julgar pela belíssima arte da capa (fotografada e concebida por Trevor Key, com base na mandala pintada por David e Gilly Rohl), retrata as agruras e a resistência do povo Tibetano à inclemente anexação de seu território como província chinesa iniciada no século XVII e a subseqüente ocupação do país ocorrida em 1950 pela República Popular da China.

Um fato curioso acerca desta obra, merece ser mencionado. O concerto de estréia ao vivo realizou-se em janeiro de 1975 e foi seguido por uma turnê ao Reino Unido em fevereiro desse ano, em apoio a turnê do guitarrista Robin Trower. Por razões não esclarecidas, Rohl foi impedido de produziu o álbum de estréia, tendo a Chrysalis optado por John Alcock. Conseqüentemente Rohl afastou-se da banda e do álbum de estréia "Mandalaband", que foi terminado sem ele. No entanto, Rohl foi convidado pela própria Chrysalis a realizar a re-mixagem das fitas originais. Segundo afirmam "pessoas envolvidas na produção", o produto final não conseguiu atingir plenamente a abrangência épica da versão original do Rohl.

A mais bela composição deste álbum é sem dúvida alguma a magistral "Om Mani Padme Hum". Esta composição, conduz o ouvinte a uma jornada transcendental, através do progressivo, com algumas breves passagens pelo Jazz Rock, onde o exemplar e requintado conjunto do coral, teclados, guitarra, bateria e percussão cumprem com louvor e habilidade, a árdua  tarefa de delinear e colorir "imagens sonoras", repletas de momentos épicos, líricos e grandiosos. Ao que parece, segundo minhas pesquisas, a letra dessa magistral obra é cantada em tibetano e tem por base o hino nacional do Tibete.

"Om Mani Padme Hum" é um mantra que tem sua origem na Índia e de lá foi para o Tibet. Os tibetanos não conseguiram entoá-lo da mesma forma, mudando sua pronuncia para: "OM MANI PEME HUNG" sendo este o mantra mais utilizado pelos budistas tibetanos. Segundo a "mitologia religiosa", Avalokitesvara alcançou tão elevado grau de espiritualidade, que na ocasião em que estava para partir à planos ainda mais elevados e distantes da terra, ouviu um gemido que vinha do inconsciente coletivo da humanidade. Era o lamento por sua partida. Seu coração encheu-se de compaixão e Avalokitesvara prometeu ficar neste planeta trabalhando e servindo para evolução da humanidade. Ao recitarmos o Mani Mantra, estamos penetrando na mesma roda metafísica que os Mestres Ascensos e não Ascensos estão constantemente empurrando - a Roda da Evolução Espiritual da humanidade.

Mandalaband (1975)

Faixas:
1. Om Mani Padme Hum
a) Movement One
b) Movement Two
c) Movement Three
d) Movement Four
2. Determination
3. Song For A King
4. Roof Of The World
5. Looking In

Músicos:
David Rohl: compositor
David Durant: vocal
Ashley Mulford: guitarra e violão
John Stimpson: baixo e violão de 12 cordas
Tony Cresswell: bateria, timpano e tubular bells
Vic Emerson: piano, Moog, Clavinet, Fender Rhodes, Glockenspiel e arranjador
The London Chorale

[Obrigado = Thanks]