sexta-feira, 30 de abril de 2010

Steve Hillage - Fish Rising (1975)

O britânico Stephen Simpson Hillage ou como é mais conhecido Steve Hillage é um daqueles músicos que conta com uma extensa lista de participações em diversas bandas. Hillage foi integrante do "Uriel", "Egg", "Khan", "Decadence", "Gong" e atualmente integra a banda "System 7".

Enquanto ainda estava no Gong, Hillage paralelamente, entre os anos de 1974 e 1975, desenvolveu, gravou e lançou seu primeiro trabalho solo, o magnífico álbum "Fish Rising", que na minha insignificante opinião é o melhor álbum desse exemplar guitarrista. Com o sucesso dessa obra, Hillage que já não se sentia muito a vontade na posição de lider do Gong, decidiu-se por abandonar definitivamente o Gong e empenhar-se em sua carreira solo.

O álbum "Fish Rising" em especial a música "Solar Musick Suite" é uma verdadeira obra de arte, que não posso deixar de evidênciar. Repleta de movimentos, arranjos audaciosos, sutilezas sonoras e contando com um complexo emaranhado de estilos musicais, que tornam praticamente impossível, descrever ou mesmo classificar com absoluta justiça e fidelidade a complexidade, beleza e originalidade dessa incrível composição.

Em razão dessa dificuldade em descrever a sonoridade dessa obra, um fato curioso me ocorreu . Essa música foi exaustivamente executada na saudosa rádio Eldo Pop e fiquei por um bom tempo, como um louco, procurando descobrir sua autoria. Até que um dia, levei a gravação numa fita K7 a uma reunião de amigos que frequentavam um sebo de discos (A Bausack Discos). Foi nessa reunião que descobri que tratava-se de Steve Hillage.

Sendo assim, só me resta recorrer a analogia, para delinear ainda que palidamente a grandiosidade da "Solar Musick Suite". Particularmente, da audição da "Solar Musick Suite", noto alguma semelhança em determinadas passagens, com a sonoridade do Yes, do Focus, do Soft Machine, sem deixar de mencionar a inegável influência do próprio Gong que também se manifesta, porém, de forma contida, somente tornando-se mais perceptível ao longo das demais composições.

A elegância, a exuberância técnica e a criatividade das guitarras de Steve Hillage são um capítulo a parte. Nesse seu álbum inaugural, Hillage esbanja competência, técnica, criatividade e virtuosismo. Todo o álbum esta devidamente pontuado pelas explosivas, precisas, belas e inconfundíveis guitarras de Hillage. Seja com longos solos, seja com pequenos e rápidos fraseados, lá está Hillage conduzindo seu pacífico, porém demolidor, exército sonoro. Trata-se de um  daqueles raros álbuns solo, no qual seu protagonista, com implacável e inclemente ferocidade, esgota suas virtudes, sem no entanto, perder o rumo, a proposta e a alma do álbum, livrando-nos de uma eventual monotonia e  chatice.

Para quem ainda não conhece essa obra-prima do Steve Hillage, não perca tempo (voce esta atrasado apenas 35 anos). Outra coisa, embora tenha me alongado na "Solar Musick Suite", todas as demais composições são exemplares. Trata-se de um álbum perfeito do início ao fim, cabendo esclarecer que originalmente (LP) era dividido em duas suites distintas, INGLID/INVOLUTION (Lado A) e OUTGLID/EVOLUTION (Lado B).

Portanto atenção!
Não haverá perdão para quem vier a morrer, sem conhecer esse trabalho.

O INFERNO SERÁ SEU DESTINO!! 

Fish Rising (1975)

Músicas:
INGLID/INVOLUTION
01. Solar Musick Suite
      a) SunSong (I Love Its Holy Mystery)
      b) Canterbury Sunrise
      c) Hiram Afterglid Meets The Dervish
      d) SunSong (Reprise)
02. Fish
03. Meditation Of The Snake

OUTGLID/EVOLUTION
04. The Salmon Song
     a) Salmon Pool
     b) Solomon's Atlantis Salmon
     c) Swimming With The Salmon
     d) King Of The Fishes
05. Aftaglid
     a) SunMoon Surfing
     b) The Big Wave And The Boat Of Hermes
     c) The Silver Ladder
     d) Astral Meadows
     e) The Lafta Yogi Song
     f) Glidding
     g) The Golden Vibe/Outglid

Músicos:
Steve Hillage (Steve Hillfish) - lead vocals, electric guitar
Tim Blake (Moonweed) - synthesizers, tamboura
Lindsay Cooper - bassoon (fagote)
Mike Howlett - bass
Didier Malherbe (Bloomdido Glid de Breeze) - saxes, flutes
Pierre Moerlin - drums, marimba, darbuka
Miquette Giraudy (Bambaloni Yoni) - vocals, bells
Dave Stewart - organ, piano
Composed, Arranged, Lyrics by Steve Hillage, Lyrics by Miquette Giraudy

[Obrigado = Thanks]