quarta-feira, 16 de março de 2011

Mike Oldfield - Incantations (1978)

Sou um ardoroso admirador da genial e inigualável sonoridade criada por esse brilhante multi-instrumentista, compositor e arranjador inglês. Ao longo dessa minha (já longa) existência, perdi a conta dos LPs desse verdadeiro "Mago" da musica, que tive que readquirir em razão da sua exaustiva execução.

De tanto escutá-los, invariavelmente meus LPs acabavam tendo sua vida útil abreviada, uma vez, que minha primeira aparelhagem estéreo, um velho "Grundig", era "municiado" de uma medíocre agulha de safira e para piorar, ainda possuía um mecanismo tão primitivo, que tornava impossível calibrar corretamente o peso do "braço". Isso obrigava-me (em alguns casos) a recorrer ao velho artifício da moeda sobre a "cabeça" da  cápsula, visando aumentar o peso, evitando o "skating" sobre as trilhas do LP. Essas sucessivas trocas, por LPs em melhores condições, somente tiveram fim quando finalmente adquiri toda uma nova aparelhagem (que me acompanha até hoje) exceto pelo pickup "Dual", posteriormente substituído por um "Technics".

Foi somente então, que finalmente decidi-me por adquirir uma retrospectiva denominada "Boxed" (cara pacas) composta por quatro LPs. Os três primeiros álbuns: 'Tubular Bells' (1973), 'Hergest Ridge' (1974), 'Ommadawn' (1975) e como bônus, o álbum denominado 'Collaborations'', esse último, uma verdadeira pérola, composta por composições em parceria  com  David Bedford. Além desses quatro LPs, a versão em vinil do 'Boxed' vem acompanhada de um maravilhoso encarte repleto de belas fotografias (duas delas abaixo divulgadas) e um completíssimo histórico das obras inclusas.

Essa belíssima retrospectiva foi elaborada em 1976, para suprir o intervalo entre o 'Ommadawn' e o 'Incantations'. Basicamente, Oldfield acreditava que muitos detalhes contidos nessas três obras haviam ficado ocultos e decidiu remixar e retrabalhar os quatro álbuns em Sistema Quadrifônico.
Foto de parte do encarte do 'Boxed'.
Desde que escutei seu primeiro álbum, Mike Oldfield foi uma verdadeira "revelação"; lógica e espiritual . Essa aparente antagônica "revelação", somente pode ser compreendida por aqueles que realmente admiram e "viajam" no trabalho do 'Grande Mestre' Oldfield. Seus arranjos, (algumas vezes erroneamente interpretados, por alguns, como 'minimalistas'), são repletos de uma inequívoca e brilhante ordem matemática e lógica, tão próximos de uma eventual "perfeição", que conduzem o ouvinte a uma profunda reflexão entre o ser e o não ser, a luz e a escuridão, o caos e a ordem.  Sempre que escuto os primeiros trabalhos de Mike Oldfield, inevitavelmente acabo sendo conduzido ao paradoxal conceito entre criador e criação e suas inelutáveis implicações. Seja como for, o conjunto dessas obras me trazem um sentimento de eternidade, amplidão, poder, benevolência, fúria e justiça que jamais consegui capturar em qualquer outro compositor, senão através das partituras do 'Grande Mestre' Oldfield.

O álbum 'Incantations', no meu entender, representa um marco que encerra o melhor dos ciclos da carreira desse brilhante e magistral músico. Refiro-me especificamente ao período compreendido entre os álbuns: 'Tubular Bells',  'Hergest Ridge' e 'Ommadawn'. Esses quatro álbuns perfazem um conjunto simplesmente sublime e fundamental.

Dica muito importante:
 Para quem se interessar pelos álbuns 'Crises' e 'Tubular Bells' eles poderão ser baixados no excelente blog Nas Ondas da Net do caro amigo Lord Gustavo, que além de generosamente divulgá-los, ainda nos presenteia com suas excelentes resenhas. Não deixem de visitá-lo e conhecer o vasto acervo desse grande parceiro.

Para tornar o download menos monótono, optei por dividir os arquivos em duas partes autônomas. A primeira, contendo as composições 'Incantations' parte 1 e 2 e a segunda, contendo as composições 'Incantations' partes 3 e 4. Assim, o visitante enquanto "baixa" uma das partes poderá ir aproveitando a parte já "baixada". Espero que seja do agrado de todos. Boa Viagem!

Incantations (1978)

Músicas:
01. Incantations (Part 1)
02. Incantations (Part 2)
03. Incantations (Part 3)
04. Incantations (Part 4)

Músicos:
Mike Oldfield: Todos os instrumentos exceto:
Trumpete: Mike Laird
Bateria e Vibrafone (Parte 4): Pierre Moerlin
Vocais e Coral: Maddy Prior, Sally Oldfield e The Queens College Girls Choir
Flauta: Sebastian Bell e Terry Oldfield
Tambores Africanos: Jabula
Orchestra e Coral conduzido por David Bedford

[Obrigado 1 = Thanks 1]
[Obrigado 2 = Thanks 2]