domingo, 16 de maio de 2010

Kayak - See See The Sun (1973)

Para quem ainda não conhece essa verdadeira jóia do progressivo sinfônico holandês, esta aí o momento de aproveitar a oportunidade e apreciar essa genial banda, que guarda alguma relação com a sonoridade do "Camel" e do "The Moody Blues". Aqui quero fazer um pertinente acréscimo, muito bem observado pelo Amigo Faustodevil do excelente Blog Hofmann&stoll: "Impossível não notar forte e boa influência de Gênesis e Yes". Pois é... eu deixei passar essa. Mas não se deixe enganar por essa minha temerária e insignificante analogia. Kayak possui personalidade própria, deixando evidente, ao longo de suas composições, um certo "compromisso" com a música regional holandesa, remetendo o ouvinte, nessas ocasiões, a uma experiência sonora muito semelhante a proposta pelo "Focus".

Não vou me estender em comentários individualizados acerca das composições, pelo simples fato de todas serem excepcionalmente bem arranjadas e magistralmente bem executadas, inexistindo qualquer possibilidade do ouvinte "perceber" o que livremente denomino por "vazios instrumentais", ou seja, situações onde com ofuscante clareza, nota-se a ausência de uma maior participação de um determinado instrumento, deixando um desagradável vácuo sonoro.

O "Kayak" tem suas raízes na cidade holandesa de Hilversum e tudo começou em 1967 época em que Ton Scherpenzeel (teclados, guitarra baixo) e Pim Koopman (bateria, guitarra) juntamente com amigos da vizinhança, tocaram juntos em algumas bandas como "Balderdash" (1967) e "High Tide Formation" (1970), nessa última banda, antes de seu término em 1971, surge o terceiro membro fundador do Kayak, o guitarrista Johan Slager. Ainda em 1971, Ton, Pim e Johan começaram a gravar algumas demos (um projeto chamado "Ten Ride Ticket") e ocasionalmente, tocavam ao vivo. Ton e Pim ingresaram na Academia de Música de Hilversum, onde  conheceram o quarto integrante, o vocalista Max Werner. Não demorou muito o baixista Cees van Leeuwen, ingressa na banda substituindo o francês Jean Michel Marion, completando a formação original do Kayak, gravando entre os anos de 1972 e 1973, esse magnífico álbum inaugural o "See See The Sun".

Basicamente a discografia do Kayak poderia ser classificada em duas fases distintas. Fazendo parte da primeira os álbuns: "See See The Sun" (1973), "Kayak II" (1974), "Royal Bed Bouncer" (1975). A partir do álbum "The Last Encore" (1976), já sem Cees, a formação original da banda vai se desintegrando (sai Pim Koopman) e assim,  gradualmente, na medida em que seus integrantes originais são substituídos por outros, a banda vai assumindo um novo estilo musical abandonando o progressivo.

A foto que segue, de autoria de Jan van Heeren é uma hilária raridade. Trata-se de uma foto promocional de uma rádio holandesa denominada "Veronica". Embora para os padrões atuais, seja uma foto de gosto duvidoso, acabou servindo para retratar os integrantes originais do Kayak, que naquela época (1972/1973), contavam com pouco mais de 20 anos e deviam estar gravando o seu primeiro álbum.
Acredito que sejam, em sentido horário (marca inicial  às 9 horas): Ton Scherpenzeel, Cees van Leeuwen, Pim Koopman, Johan Slager, ao centro (no banco do piloto) Max Werner.
A foto acima é o encarte do LP original.
Era isso aí. Espero que a presente postagem seja do agrado de todos. Boa Viagem!

See See The Sun (1973)

Músicas:
01. Reason for it all
02. Lyrics
03. Mouldy wood
04. Lovely luna
05. Hope for a life
06. Ballet of the cripple
07. Forever is a lonely thought
08. Mammoth
09. See see the sun
10. Still try to write a book (bonus)
11. Give it a name (bonus)    

Músicos:
Ton Scherpenzeel: Piano,Fender piano,Organ,Moog,Harpsichord,Davoli synthesizer,Acordion,vocals
Pim Koopman: drums,Davoli synthesizer,synthesizer,organ,vocals
Max Werner (Werlerofzoiets): vocals,mellotron
Cees van Leeuwen: Fender Bass, Rickenbacker Bass
Johan Slager: Acustic & Eletric guitars,vocals
Giny Busch and Martin Koeman: violins on 2
Ernst Reiziger: cello on 2
G.Perlée: Barrel organ "Flamingo" Amsterdam on 8

[Obrigado = Thanks]


Dedico essa postagem à Memória do inesquecível músico e compositor Pim Koopman falecido em 23 de Novembro de 2009. Considerando-se que neste eventual multiverso, nada se cria, nada se perde mas que tudo se transforma, espero que onde quer que você esteja, continue trazendo alegria, felicidade e bons momentos.