quarta-feira, 26 de maio de 2010

Metamorfosi - Inferno (1973)

Essa incrível banda italiana foi formada em 1969, pelo siciliano Jimmy Spitaleri que juntou-se aos músicos Enrico Olivieri (teclados, vocal, flauta), Luciano Tamburro (guitarra), Roberto Turbitosi (baixo, vocal) e Mario Natali (bateria, percussão) que já atuavam em outra banda.

Em 1972, gravaram seu primeiro álbum "..E Fu Il Sesto Giorno", que infelizmente não conheço, motivo pelo qual deixo de fazer qualquer comentário. Em 1973 a banda sofre uma alteração em sua formação, saindo o baterista Natali e o guitarrista Tamburro,  ingressando o baterista Herygers. Lançam então seu segundo álbum "Inferno", objeto dessa postagem.

Basicamente a temática dessa obra esta parcialmente embasada tanto na mitologia grega (Caronte, barqueiro que guarda a travessia do rio Aqueronte que delimita com a região do mundo inferior dominado pelo deus Hades),  quanto na obra "A Divina Comédia" de Dante Alighieri (1265 - 1321), na qual Dante, descreve sua "aventura" através do Inferno, guiado pelo poeta romano Virgílio. Os demais livros que compõem a obra de Dante, o 'Purgatório' e o 'Paraíso', não são nessa obra enfocados pela banda, esses são abordados no terceiro e último trabalho da banda no álbum "Paradiso" (2004). Fora essas fontes, uma delas de notória influência cristã, a banda aproveitou-se da temática, para incluir outras relevantes questões como o racismo e a "políticagem", equiparando tais questões,  aos pecados capitais.

Esgotadas as observações iniciais necessárias, a obra "Inferno" é no meu entender, um daqueles trabalhos progressivos mais empolgantes e criativos já produzidos na Itália. Os vocais de Spitaleri são agradabilíssimos, ora melodiosos e suaves ora  profundos e agonizantes, um dos vocais mais belos e emotivos que já ouvi. Embora, sem dúvida alguma, toda a estrutura musical do "Metamorfosi" esteja baseada nos fantásticos teclados de Olivieri, que como um verdadeiro "demônio", utiliza-se de seus instrumentos com virtuosismo, criatividade e bom gosto quase sobre-humanos, os baixos de Turbitosi e a exemplar bateria de Herygers (principalmente seu trabalho de pratos) são uma atração à parte, merecendo uma audição minuciosa, especialmente dedicada aos detalhes.

Não faltam, nessa obra, fontes musicais que por analogia possam servir de referência a sonoridade do "Metamorfosi", mas propositalmente não vou mencionar nenhuma delas, deixando essa tarefa a critério dos ilustres visitantes, que apreciam um progressivo de qualidade.

Bom, resumidamente é isso aí. Resta-me apenas mencionar minha mais profunda admiração pela dinâmica da estrutura musical, que consegue fundir como nenhuma outra banda, o progressivo com "pitadas" de jazz, com muita facilidade, originalidade e absoluta maestria. Realizando um dos mais belos exemplos, daquilo que realmente podemos chamar de progressivo.

Observação:
Dadas as peculiaridades dessa magistral obra, no que se refere a estrutura da gravação original, decidi-me por preservar as características originais do LP. Motivo pelo qual estou divulgando as composições mixadas (como duas grandes suites), exatamente como se encontram originalmente no LP.
Excepcionalmente estou divulgando, junto ao arquivo, parte da capa interna onde estão consignadas as letras, na expectativa de melhor ilustrar e facilitar o acompanhamento dessa grandiosa e bela obra.
Saliento que salvo raríssimas exceções, não disponibilizo qualquer material gráfico relacionado as obras aqui divulgadas, na expectativa de não incentivar a chamada "pirataria". Meu objetivo restringe-se a divulgação da boa música, propiciando uma prévia "degustação" da obra, de forma a fornecer aos visitantes, os meios determinantes  à aquisição ou não das obras aqui divulgadas.

Inferno (1973)

Músicas:

Suite A (21:35)
01. Introduzione
02. Selva Oscura
03. Porta Dell'inferno
04. Caronte
05. Spacciatore Di Droga
06. Terremoto
07. Limbo
08. Lussuriosi
09. Avari

Suite B (18:30)
10. Violenti
11. Malebolge
12. Sfruttatori
13. Razzisti
14. Fossa Dei Giganti
15. Lucifero (Politicanti)
16. Conclusione

Músicos:
Davide "Jimmy" Spitaleri: Vocal principal, flauta;
Enrico Olivieri: Teclados, sintetizadores e vocal;
Roberto Turbitosi: baixo, vocal;
Gianluca Herygers: bateria, percussão

[Obrigado = Thanks]