sábado, 22 de maio de 2010

New Trolls - Concerto Grosso Per I (1971)

Essa conhecidíssima banda italiana foi originalmente formada em meados da década de 1960 pelos músicos: Vittorio de Scalzi (guitarra e vocal), Nico di Palo (guitarra e vocal), Mauro Chiarugi (teclados), Giorgio D'Adamo (baixo e vocal) e Gianni Belleno (bateria e vocal), permanecendo com essa formação até o ano de 1970, quando Mauro Chiarugi deixou a banda, sendo substituído por Maurizio Salvi.

Em 1971 o "New Trolls" lança o seu álbum mais rico, belo e bem acabado. "Concerto Grosso Per I" contando com arranjos clássicos escritos pelo compositor argentino, naturalizado italiano, Luis Enriquez Bacalov, que posteriormente também trabalhou com as bandas "Osana" e "Il Rovescio della Medaglia".

A título de mera curiosidade, Concerto Grosso, é uma forma estritamente instrumental, típica do período barroco e que foi muito difundida na Itália. Consiste-se num concerto em que um grupo de solistas ("concertino") geralmente dois violinos e um violoncelo, dialoga com o resto da orquestra ("ripieno"), por vezes fundindo-se com este resultando no "tutti". As diferentes partes, concertino, ripieno e tuttti, são sustentadas pelo grupo do baixo contínuo (ordinariamente baixo de viola da gamba e cravo).

Embora muitos apreciadores do "New Trolls" apontem para o álbum "UT" (1972), como uma de suas melhores obras, sinto-me profundamente inclinado a discordar veementemente da esmagadora maioria, atribuindo tal título ao "Concerto Grosso Per I".

A elaborada, intrincada e disciplinada fusão da música erudita com o rock é em última instância, a síntese máxima do Progressivo. Nessa obra, "New Trolls" explora com muita competência e habilidade essa fórmula, oferecendo-nos uma "estética" musical ainda hoje atual, original e bela. Não vou me alongar evidenciando a indiscutível técnica e virtuosismo de seus integrantes, mas nessa obra, duas participações são absolutamente merecedoras de uma menção especial: a alucinante flauta de Scalzi, ao estilo "Jethro Tull", e as belíssimas guitarras de Di Palo.

Outra faceta fascinante desse álbum está na quinta faixa, com seus 20 minutos de pura improvisação. Registrada sem interrupções ou edições (direta), essa faixa preserva e ilustra todo o espírito e brilhantismo musical que fluiu naquele "mágico" encontro.

Concerto Grosso Per I (1971)


Músicas:
01. 1° tempo: Allegro
02. 2° tempo: Adagio (Shadows)
03. 3° tempo: Cadenza – Andante con moto
04. 4° tempo: Shadows (per Jimi Hendrix)
05. Nella sala vuota, improvvisazioni dei New Trolls registrate in diretta

Músicos:
Nico Di Palo - guitarra, lead vocals
Gianni Belleno - bateria, vocals
Frank Laugelli (Rhodes)- baixo
Maurizio Salvi - piano, orgão
Vittorio De Scalzi - guitarra, teclado, flauta

[Obrigado = Thanks]