segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Curved Air – Live – 1975

Essa pérola do progressivo inglês foi gravada em Dezembro de 1974 e é no meu entender, uma obra exemplar, perfeita e única. É um daqueles LPs ao vivo, que impressiona pela sua qualidade e capricho na produzução (pena que não o criaram como um LP duplo, material não faltava). Ainda hoje me surpreendo como em apenas sete músicas, conseguiram sintetizar toda a natureza e as diversas facetas dessa genial banda, sem deixar de mencionar que a qualidade da gravação, dos arranjos e dos improvisos são irrepreensíveis e irretocáveis, chegando, na sua totalidade, a ficarem melhores que as versões de estúdio.

Não vou alongar-me em maiores descrições, pois o Curved Air é bem conhecido pelo pessoal que curte um bom Progressivo. Sua discografia consiste-se: "Air Conditioning (70)", "Second Album (71)", "Phantasmagoria (72)", "Air Cut (73)", "Lovechild (74)", "Live (75)", "Midnight Wire (75)", "Airborne (76)", "Live at the BBC (95)". Por isso, se você não conhece o trabalho do "Curved Air", mas gosta de solos de guitarra, de violinos, de teclados e de um baixo e uma bateria sempre presente e forte, não perca tempo, baixe o material e viaje, é uma verdadeira aula de Progressivo, de Hard e de Rock. O instrumental é riquíssimo e o vocal feminino da Sonja Kristina é pujante e agradável.

Na época do lançamento do LP, me recordo que esse LP foi integralmente executado na saudosa rádio "Eldo Pop" (radio em FM do R.J., pioneira em progressivo e rock). A versão ao vivo de "It Happened Today", "Marie Antoinette", "Young Mother" e "Propositions", me deixaram absolutamente obcecado por aquela desconhecida banda (infelizmente a Eldo Pop não divulgava os nomes das bandas). Na verdade só fui efetivamente saber o nome da banda, quase dois anos depois, após muito "garimpar" pelos sebos do Rio de Janeiro, quanto consegui, finalmente comprar o 1º LP "Air Conditioning" (versão inglesa) e que até hoje guardo com muito carinho.

Live  (1975)

Músicas:
1.IT HAPPENED TODAY
2.MARIE ANTOINETTE
3.BACK STREET LUV
4.PROPOSITIONS
5.YOUNG MOTHER
6.VIVALDI
7.EVERDANCE

Músicos:
Sonja Kristina: Vocal
Darryl Way: Violino, Teclados e Vocal
Francis Monkman: Guitarra, Órgão e Sintetizadores
Florian Pilkington: Bateria e Percussão
Philip Kohn: Baixo

[Obrigado = Thanks]